Política

Pesquisa CNT/MDA revela aumento da rejeição do governo Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Uma pesquisa realizada entre os dias 22 e 25 de agosto e divulgada nessa segunda-feira (26) revela que a desaprovação do desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro aumentou significativamente nos últimos meses.  A pesquisa CNT/MDA aponta que 53,7% dos brasileiros desaprovam as atitudes do presidente, ante 28,2% em fevereiro. No início do ano 57,5% dos entrevistados relataram aprovar o desempenho de Bolsonaro, agora esse índice caiu para 41%. Dos entrevistados, 5,3%  não souberam ou não quiseram responder.

A avaliação negativa do governo de Bolsonaro também aumentou em relação a última pesquisa realizada, passando de 19% em fevereiro para 39,5% em agosto. A avaliação positiva, que era de 38,9% em fevereiro, diminuiu e agora é de 29,4%. Dos entrevistados, 29,1% avaliaram o governo como regular, enquanto 2% não souberam responder.

A pesquisa revelou ainda que 31,1% dos entrevistados acreditam que a melhor área de atuação do atual governo se dá no combate a corrupção, enquanto 12% escolheram as reformas. 8% indicaram as privatizações.

Indicação do filho à embaixada

A pesquisa CNT/MDA revelou que a maioria dos brasileiros desaprova a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para ocupar a vagar de embaixador do país em Washington.

72,7% dos entrevistados consideram a postura de Bolsonaro inadequada, enquanto 21,8% não vêem problema na indicação. 5,5% preferiram não emitiram opinião.

Para ter o direito de ocupar o cargo, o parlamentar ainda precisa ser sabatinado na CRE (Comissão de Relações Exteriores) e aprovado no plenário do Senado.

Para contabilizar os dados foram realizadas 2.002 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Comentários