Educação

Alunos de Catas Altas ganham medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Cidade é única na região a se classificar para etapa internacional

Alunos vencedores irão receber medalha e certificado (Foto: Divulgação)

Cerca de 52 alunos dos 4ºs e 5ºs anos da escola municipal Agnes Pereira Machado em Catas Altas conquistaram medalhas de ouro e prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF).

O município foi o único da região a se classificar para a etapa internacional que será realizada ainda este ano. Além disso, é a primeira vez que os estudantes se classificam nesta Olímpiada.

A prova foi realizada em abril e feita em grupos e não individualmente. O objetivo foi verificar o raciocínio dos participantes, indo além da capacidade de fazer cálculos. 

Cento e quarenta e cinco estudantes da escola Agnes participaram da Olimpíada. Destes, foram selecionados 12 grupos, seis de cada série, totalizando 52 alunos. Os vencedores vão ganhar medalha e certificado. Os demais receberão medalha de participação.

Segundo a coordenadora da escola, Meira Ferreira do Carmo, todos ficaram muito contentes e surpresos com a premiação. “A prova foi muito difícil com problemáticas que envolviam muito raciocínio. Foram nove questões e tinha uma até em língua estrangeira. Então, ficamos muito satisfeitos de ver o potencial dos nossos alunos”, destaca. 

Essas premiações são consequências de uma administração que tem a educação como prioridade. “Temos consciência de que nossas crianças são o futuro do mundo. Então, fazemos questão de focar em ações voltadas para a melhoria do ensino do município e para a formação de cidadãos de bem”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

A Coordenadora Pedagógica da Rede, Ariane Hosken de Sá Carvalho, ressalta o trabalho de qualidade feito pelos professores envolvidos. “O resultado da Olímpiada só vem mostrar que nossas propostas estão chegando de forma assertiva a estes estudantes. E isso graças ao comprometimento dos educadores que se empenham tanto para garantir um ensino de qualidade para estas crianças”, enfatiza.

A secretária de Educação, Renata Soares, também destacou o trabalho da rede como primordial para o sucesso dos alunos. “Trabalhamos em conjunto e todas as ações do setor têm como objetivo comum o aprendizado dos estudantes. É uma formação voltada para o futuro”, finaliza.

Comentários