Política

Em novas conversas, Moro orienta força-tarefa a divulgar nota contestando depoimento de Lula

Sergio Moro questionou a autenticidade das mensagens (Foto: Rafael Marchante/Reuters)

O site The Intercept Brasil divulgou na noite desta sexta-feira (14) novas conversas entre o atual ministro da Justiça Sergio Moro e procuradores da Lava Jato, que reforçam a proximidade do então juiz com os acusadores do ex-presidente Lula. 

Nas mensagens, trocadas na noite de 10 de maio de 2017, dia em que o ex-presidente compareceu diante de Moro para prestar esclarecimentos sobre o processo do triplex do Guarujá, Sérgio Moro sugere ao procurador Carlos Fernando dos Santos Lima a divulgação de uma nota “esclarecendo as contradições do depoimento” de Lula no processo do triplex do Guarujá.

Moro – 22:12 – talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele

Moro – 22:13 – por que a defesa já fez o showzinho dela.

Santos Lima – 22:13 – podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.

Em seguida o procurador envia uma mensagem no grupo de assessoria de imprensa do Ministério Público.

Santos Lima: será que não da para arranjar uma entrevista com alguém da globo em recife amanha sobre a audiência de hoje.

A assessoria não achou boa a sugestão.

Depois, Santos Lima encaminha sua conversa com Moro para o procurador Deltan Dallagnol, que responde em um grupo que reúne integrantes do Ministério Público.

Deltan – 22:46:46 – então temos que avaliar os seguintes pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da defesa.

Deltan – 22:47:19 – esses seriam porquês para avaliarmos, pq ng tem certeza.

Deltan – 22:47:50 – o "o quê" seria: apontar as contradições do depoimento.

Deltan – 22:49:18 – e o formato, concordo, teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos. O jn [Jornal Nacional] vai explorar isso amanhã ainda. Se for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para soltar até lá por 16h.

Segundo o Intercept, Dallagnol também encaminhou a mensagem para um grupo de assessores de imprensa do Ministério Público cogitando a possibilidade de produzir a nota sobre o depoimento de Lula.

Deltan – 23:05:51 – caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. B) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado.

No dia seguinte, acatando a sugestão de Moro, os procuradores divulgaram uma nota, em que expunham contradições do depoimento do ex-presidente.

Após a divulgação das novas mensagens a assessoria de imprensa do ministro Sergio Moro enviou uma nota ao The Intercept Brasil. 

"O Ministro da Justiça e Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente."

Na manhã deste sábado (15), a assessoria de Moro divulgou nova nota:

"O Ministro da Justiça e Segurança Pública não reconhece a autenticidade e não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas. Reitera-se a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada."
 

Comentários