O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou réu em uma ação na qual é acusado de ter recebido propina da Odebrecht. Além dele, também foram elencados como réus na ação os ex-ministros Antônio Palocci Filho e Paulo Bernardo.
As informações são do portal UOL.
A denúncia foi aceita, nesta quarta-feira (5), pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. A autoria da denúncia contra Lula, Palocci e Paulo Bernardo partiu do Ministério Público.
Os três são acusados de terem praticado corrupção passiva por aceitar, segundo o MP, um montante de R$ 64 milhões pago pela Odebrecht em 2010.
O dinheiro, ainda na versão do MP e aceita pela Justiça, seria uma contrapartida ao aumento da linha de crédito para financiamento da exportação de bens e serviços Brasil e Angola via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cuja autorização teria sido à época de R$ 1 bilhão.
A denúncia, segundo o UOL, também inclui o empresário Marcelo Odebrecht por prática de corrupção e os executivos Ernesto Sá Vieira Baiardi e Luiz Antônio Mameri, ex-diretores da construtora.
Comentários