Política

Com possível semiaberto, Lula começa a receber propostas de emprego

Ex-presidente tem recebido propostas de emprego via diretório nacional do partido (Foto: Reuters/Rodolfo Buhrer)

Com a possibilidade de progredir para o regime semiaberto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem recebido ofertas de emprego, que estão sendo entregues à direção nacional do PT.

As informações são do blog do Noblat, da Revista Veja.

Nesta terça-feira (4), a subprocuradora-geral da República, Áurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa, enviou um parecer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconhecendo o direito de Lula de cumprir o restante de sua pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias em regime semiaberto.

A progressão dá o direito ao petista de trabalhar durante o dia e retornar à prisão para dormir, e é permitida para os condenados que já tenham cumprido um sexto da pena e tenham, entre outros aspectos, bom comportamento. As ofertas, no entanto, serão mantidas em segredo, segundo o blog.

Lula está preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, após ser condenado a 9 anos e 6 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo então juiz Sérgio Moro.

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão, mas o STJ a reduziu para 8 anos e 10 meses. Após manifestação da PGR, caberá ao STJ julgar se Lula pode mudar de regime.

Reviravolta

Porém, Lula pode sair da Lei de Execução Penal. O petista é réu em outras sete ações penais. Em uma delas, o sítio em Atibaia, ele já foi condenado a 12 anos e 11 meses pela juíza Gabriela Hardt em janeiro deste ano. A mesma decisão no TRF-4, que ainda não julgou o caso, pode mudar novamente o regime do ex-presidente.

Comentários