Brasil

Irmão do ex-presidente Lula morre em SP; ex-presidente pede na justiça liberação para participar do velório

Genival Inácio da Silva morreu em São Paulo aos 79 anos (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)
Genival Inácio da Silva morreu em São Paulo aos 79 anos (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)

O irmão do ex-presidente Lula, Genival Inácio da Silva, Vavá, faleceu hoje (29) aos 79 anos. Vavá lutava contra um câncer no pulmão e estava internado desde a semana passada.

O ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba desde abril do ano passado, pediu à Justiça autorização para comparecer ao velório de seu irmão mais velho.

Os advogados do ex-presidente invocaram o artigo 120 da Lei de Execução Penal, que diz: "os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão". Os advogados de Lula esperam que a justiça autorize o ex-presidente a participar do velório para despedir de seu irmão mais próximo.

Em outra ocasião, a justiça negou a saída de Lula para o enterro de seu amigo Sigmaringa Seixas. A sua defesa alegou que o advogado era amigo do ex-presidente, mas no despacho que negou a saída de Lula o magistrado citou o artigo 120 da Lei de Execução Penal que não incluí amigos. Desta vez os advogados pedem a liberação de Lula para que ele se despeça de seu irmão, que é citado no artigo.

Comentários