O DJ sueco Tim Bergling, conhecido como Avicii, morreu aos 28 anos desta sexta-feira em Mascate, capital de Omã, segundo um comunicado de seu representante. O músico foi um dos mais conhecidos artistas pop e profissionais de marketing da atualidade, embora tenha se aposentado em março de 2016. "É com profunda tristeza que anunciamos a perda de Tim Bergling, também conhecido como Avicii, que foi encontrado morto em Mascate, Omã, nesta sexta-feira à tarde, hora local, 20 de abril. A família está devastada e pedimos a todos que respeitem sua privacidade neste momento difícil. Não haverá mais declarações", diz a nota.
Avicii anunciou em março de 2016 oficialmente a sua retirada do mundo da música. Antes de seu adeus, ele acumulou uma grande fadiga. Na época, informações são de que ele não havia se recuperado de uma operação de apendicite e alguns problemas biliares. Em 2015, o DJ também cancelou várias apresentações devido à exaustão, algo que o arrastou para sua despedida final há dois anos, quando ele tinha apenas 26 anos de idade.
O corpo do músico foi encontrado na cidade de Mascate, em Omã, no Oriente Médio (Foto: Getty Images)
Avicii foi, sem dúvida, um dos grandes nomes da nova geração conhecida como EDM (música eletrônica), de triunfo internacional e capaz, até a sua aposentadoria, de ser o destaque de grandes festivais em quase todo o mundo. Suas músicas eletrônicas, que agradam diversos públicos, são daquelas que grudam na memória com facilidade espantosa. É o caso de Wake Me Up! (cantado por ninguém menos que Aloe Blacc) e Hey Brother, que já faziam parte do seu primeiro e bem-sucedido álbum, True (2013), um trabalho em que os suecos experimentaram diferentes gêneros expandindo sua paleta estilística sem se afastar de sua lado mais comercial, mesmo adicionando o país ao seu estilo.
Comentários