O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), eleito em 2012 com mais de 70% dos votos, começou a amargar também a maior rejeição ainda em 2013, tão logo iniciou seu mandato. Damon nomeou um dos piores secretariados da história administrativa de Itabira e logo nos primeiros meses contratou várias empresas sem licitação, em exemplo a Prius, que levou de Itabira milhões de reais sem nenhuma contrapartida em serviços prestados. O prefeito massacrou o funcionalismo público e responsabilizou sempre a população pelos desacertos de seu governo.
Agora tenta a reeleição, embora sabendo que é praticamente impossível. Mesmo assim aposta todas as fichas para virar o jogo e está investindo pesado. Há denúncias de distribuição de material de construção para todos os lados e centenas de cestas básicas sem nenhum critério. Até obras estão sendo feitas em propriedades particulares. Hoje pela manhã funcionários da Itaurb foram flagrados construindo um passeio em uma residência no bairro Bethania onde Damon fez uma reunião política ontem a noite.
Candidaturas paralelas também estão sendo trabalhadas com o objetivo de dividir o voto dos insatisfeitos com seu governo. O marqueteiro da campanha de Damon em 2012 que também acompanhou seu governo, o orientou a trabalhar para que Itabira tivesse pelo menos oito candidatos a prefeito na esperança de que com muitas opções o voto do itabirano seria fragmentado e assim Damon poderia vencer as eleições com uma votação inexpressiva. Mas com a tamanha rejeição de Damon alguns candidatos que fariam este papel desistiram, pois sabiam que Damon seria o último colocado independentemente de quantos candidatos entrassem na disputa.
Quebra-cabeças
No último sábado a Interassociação promoveu um debate entre os candidatos e o marqueteiro da campanha de Talmo de Oliveira (DEM), Rodrigo Flausino, foi flagrado com um papel na mão onde orientava seu candidato a bater em um de seus adversários, que foi identificado pela sigla Ronaldo M. O curioso da história é que o marqueteiro Rodrigo Flausino é o mesmo que tocou o marketing de Damon em 2012 e que orientou Damon durante seu mandato.
Outra curiosidade é que Rodrigo Flausino ao mesmo tempo em que é marqueteiro de Talmo, está sempre reunindo com Damon em locais privados. Agora aparecem juntos publicamente. Há poucos dias Damon e Rodrigo posaram sorridentes para foto após um jantar. O marqueteiro de Talmo publicou a foto junto com Damon em seu instagram e encheu o prefeito de elogios.
“Uma campanha que fiz em 2012, que foi vitoriosa, e que dela ficou o sentimento de respeito e a amizade. Hoje novamente estou em Itabira, e, mesmo que em lados opostos guardo por ele o mesmo respeito e consideração. Com o prefeito Damon Sena.”, diz o marqueteiro de Talmo na postagem.
As informações dão conta também que há aproximadamente quinze dias Damon chegou na casa da mãe de Talmo por volta das 9 horas para um almoço com a família de Talmo e só saiu após as 14 horas.
Na campanha de Talmo está também o ex-secretário de Fazenda de Damon, Paulo Figueiredo, o ex-Ouvidor Dalton Albuquerque, o ex-secretário de Governo, Edilson da Natrium e outros homens fortes do governo Damon. Daí a dúvida, se Talmo está na disputa querendo ser prefeito de Itabira ou se esta candidatura é uma das projetadas pelo ex-marqueteiro e orientador do governo Damon, Rodrigo Flausino, para dividir o voto de seus opositores.
O que já pode ser notado na cidade é que os ataques políticos estão voltados apenas para Bernardo Mucida (PSB) e Ronaldo Magalhães (PTB). Ai fica a pergunta, será que apenas os dois são adversários dos demais?
Comentários