Política

Jô Moraes será vice na chapa de Reginaldo Lopes na disputa pela PBH

Acordo entre os partidos PCdoB (Jô) e PT (Lopes) foi fechado em almoço nesta quarta-feira (3); comunista já havia declarado, por diversas vezes, que não sairia como vice na disputa deste ano

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) será vice do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O acordo entre os dois partidos foi fechado durante um almoço, entre os parlamentares, nesta quarta-feira (3). Os dois irão se encontrar nesta tarde com o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), para anunciar o compromisso firmado entre as siglas.

A comunista já havia declarado, por diversas vezes, que não sairia como vice na disputa deste ano. Além dos petistas, ela já havia sido convidada para compor uma chapa pelo partido Rede Sustentabilidade, que tem como pré-candidato o deputado estadual Paulo Lamac, e pelo PMDB, que lançou o deputado federal Rodrigo Pacheco para concorrer o pleito deste ano. Diante desse cenário, o PCdoB chegou a lançar Jô Moraes como pré-candidata à prefeitura da capital mineira, mas com devido a dificuldade de conseguir apoio de outras legendas para compor uma aliança, os comunistas desistiram da disputa nessa terça (2).

Além de concorrer como vice, a deputada será a coordenadora da campanha de Reginaldo Lopes. Segundo um cacique petista, a preferência de Jô Moraes pelo PT se deu, entre outros fatores, pela aliança histórica entre as siglas e por um trato de que ela terá o mesmo espaço que o petista nos programas eleitorais.

A aliança deverá ser anunciada oficialmente durante a convenção do PT, que está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (4). A convenção partidária do PCdoB será realizada um dia depois, na sexta-feira (5).

Comentários