Cidades

Avalanche de lama deve chegar ao Espírito Santo na segunda-feira

Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana (Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana (Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

O rompimento das duas barragens em Bento Rodrigues, distrito de Mariana provocou uma grande avalanche de lama que esta se deslocando em direção ao Espírito Santo, onde deve chegar na segunda-feira. A informação é do Serviço Geológico do Brasil, que esta monitorando o seu deslocamento. A avalanche deixou em alerta os municípios mineiros ao longo da calha do rio.

O boletim de monitoramento informa que a previsão é que a lama atinja Colatina na tarde de segunda-feira e Linhares, na noite de segunda para terça-feira (10), ambas no Espírito Santo. O Serviço Geológico informa que a passagem da lama não deve provocar, necessariamente, enchentes nos municípios.

As barragens de Fundão e Santarém se romperam na tarde de quinta-feira (6), inundando a região com lama, rejeitos sólidos e água. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros até o momento registra-se 13 desaparecidos e duas vítimas fatais.

O Serviço Geológico monitora continuamente o Sistema da Bacia do Rio Doce que abrange o leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O objetivo é manter em alerta os 15 municípios da bacia: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galileia, Conselheiro Pena e Aimorés, no estado de Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Linhares no Espírito Santo.

Em comunicado a prefeitura de Linhares não menciona o risco de enchentes. Segundo a nota, o sistema de abastecimento de água também não será prejudicado.

Já a prefeitura de Colatina informou que está monitorando a situação e a previsão é que ao longo da cidade o nível do Rio Doce seja elevado em cerca de 1,5 metros, mas tranquiliza a população que não há razão para alardes sobre inundações no município.

A Defesa Civil de Governador Valadares, município onde a avalanche deve chegar na madrugada deste domingo (8) prevê que o rio permanecerá no seu leito, sem provocar inundação.

O último boletim de monitoramento foi divulgado no fim da tarde de ontem (6), e as informações serão atualizadas ao longo deste sábado (7).

Comentários