Esportes

Colombiano que disputou a Copa do Mundo é oferecido ao Cruzeiro

Meia Quintero, de 22 anos, que disputou as duas últimas temporadas no Porto, de Portugal, é o meia de criação que a Raposa procura desde o início da temporada

O colombiano Quintero, que está no Porto, de Portugal, e disputou a Copa do Mundo de 2014, pode ser o primeiro reforço do Cruzeiro na era Luxemburgo. O meia foi oferecido ao clube brasileiro pelo empresário Deco, ex-jogador de Porto, Barcelona, Chelsea, Fluminense e seleção portuguesa. O técnico Vanderlei Luxemburgo, o gerente de futebol Valdir Barbosa e o supervisor de futebol Benecy Queiroz se reuniram na Toca da Raposa II no começo da noite desta segunda-feira para discutir o assunto. A conversa, porém, não rendeu resultados práticos, pois o Cruzeiro aguarda um novo contato de Deco (que tem a autorização do clube português para negociar com o Brasil, já que o empresário de Quintero é o italiano Ricardo Calleri) com mais informações sobre a negociação, como salários e tempo de contrato.
 

No ano passado, Quintero disputou a Copa do Mundo no Brasil, e fez um gol contra a Costa do Marfim (Foto: Getty Images)
No ano passado, Quintero disputou a Copa do Mundo no Brasil, e fez um gol contra a Costa do Marfim (Foto: Getty Images)

 

Cruzeiro busca um jogador para a posição desde o começo da temporada. Vários atletas já foram sondados, mas nenhum negócio ainda deu certo. Com Arrascaeta na seleção uruguaia e com a contusão de Alisson e Gabriel Xavier, a busca fica ainda mais urgente. O Cruzeiro só tem Marcos Vinícius, que deixou o departamento médico nesta segunda-feira, para a posição.

Natural de Medellín, o colombiano Quintero, de 22 anos, foi revelado nas categorias de base do Envigado, da Colômbia, onde se profissionalizou em 2008. Em 2011, se transferiu para o Atlético Nacional, de Medellín. Na temporada 2012/2013, foi emprestado ao Pescara, da Itália, onde atuou em 17 partidas e marcou um gol, mas chamou a atenção pelas boas atuações, que despertaram a atenção de equipes de Portugal.

Em julho de 2013, o Porto pagou 4,5 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos do jogador, que teve a totalidade dos direitos econômicos adquiridos pelo Porto, que investiu 9,5 milhões de euros na aquisição do jogador.

Em duas temporadas no Porto, Quintero não conseguiu se firmar na equipe. Na última temporada, esteve em campo em 30 partidas do Porto (pela Taça da Liga, Campeonato Português e Liga dos Campeões), sendo 13 como titular, e marcou apenas três gols.

Após se apresentar ao técnico José Pékerman, Quintero realizou exames e teve identificada uma lesão no joelho direito. Sem tempo hábil para uma recuperação, o meia do Porto foi cortado do grupo que vai disputar a Copa América, no Chile.

Para o jornalista João Tiago Figueiredo, do site esportivo Mais Futebol, de Portugal, Quintero é o jogador com as características que o Cruzeiro procura, por atuar como um meia de criação. No entanto, considera difícil que o clube português prioriza uma transferência do meia ao Brasil, visto que sua grande dificuldade é justamente a adaptação ao futebol europeu.

- Quintero prometeu muito quando chegou ao FC Porto, mas nunca conseguiu se firmar entre os titulares. Tem características que são difíceis de encaixar no futebol do FC Porto, porque é mais forte nas costas do atacante, posição que o FC Porto não tem. Joga com outro tipo de meias, que possam também defender além de atacar. Acho que pode ir bem no Campeonato Brasileiro, porque é um jogador muito bom com a bola no pé, mas tenho dúvidas que o FC Porto beneficie com uma cedência para o Brasil, porque só atrasaria a afirmação no futebol europeu, o grande problema dele. Se o Cruzeiro busca um meia criativo, isso é o Quintero.

Confira a ficha do jogador:

Nome: Juan Fernando Quintero Paniagua
Data de nascimento: 18/01/1993 (22 anos)
Local: Medellín, na Colômbia
Clubes como profissional: Envigado-COL (2008-2011). Atlético Nacional-COL (2011-2013), Pescara-IA (2012-2013) e Porto (desde 2013).
Seleção colombiana: Sub-20 e Profissional (disputou a Copa do Mundo de 2014)

Comentários