Cidades

Presidente do Sintsepmi distribui nota e lamenta a falta de diálogo do Governo com o funcionalismo

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itabira (Sintsepmi), Priscila Miranda, distribuiu hoje pela manhã uma nota onde lamenta a falta de diálogo do Governo com o funcionalismo público.

Na tarde de ontem a presidente esteve na prefeitura, acompanhada de servidores da saúde, para tratar do atraso no pagamento do Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), da mudança no contracheque dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para cargo estatutário e o pagamento dos retroativos do piso nacional da categoria referente ao período de junho a novembro do ano passado. No entanto, de acordo com a nota, não havia nenhum secretário que pudesse recebê-los para tratar do assunto. Eles foram informados que os secretários de Fazenda e Administração estavam em reunião fora do prédio e que o prefeito Damon de Sena e o secretário de Governo Ermiton Machado Gomes “Marmita” estavam em viagem. De acordo com informações, os dois foram para Brasília no inicio da semana e só irão retornar na sexta-feira. A nota diz ainda que o único presente na prefeitura era o Chefe de Gabinete, Jadir Eustáquio do Espírito Santo “Jadirão”, que se recusou a receber os servidores e diretoria do Sintsepmi na alegação de que não fez parte das discussões passadas e não tinha conhecimento do assunto. A atitude do Chefe de Gabinete é uma clara demonstração de desrespeito aos servidores e não deixa dúvidas de como é o tratamento dispensado pelo Governo à classe.

Diretores do SINTSEPMI e servidores da saúde estiveram na prefeitura em busca de respostas mas o chefe de gabonete "Jadirão" se recusou em recebê-los. (divulgação)
Diretores do SINTSEPMI e servidores da saúde estiveram na prefeitura em busca de respostas mas o chefe de gabonete "Jadirão" se recusou em recebê-los. (divulgação)

 

Priscila Miranda tem sido uma guerreira em favor do funcionalismo público, mas enfrenta grandes dificuldades no relacionamento com o Governo desde o início de seu mandato. Durante a campanha eleitoral Dr. Damon prometeu valorizar o funcionalismo público e sempre dizia que eram os servidores que faziam a máquina funcionar. Agora no poder, Damon tem endurecido as negociações com a categoria, negando aos servidores o que lhes é de direito e dificultando as ações do sindicato em defesa dos servidores.

Veja na íntegra a nota do sindicato:

 

"Sindicato Atuante!

Servidoras da Saúde e a diretoria do Sintsepmi estiveram na prefeitura para tentar uma reunião com o governo para esclarecer o atraso no pagamento do PMAQ, a mudança do contracheque de ACEs e ACSs para cargo estatutário e o pagamento dos retroativos referentes ao piso nacional da categoria referentes ao período de junho a novembro do ano passado.

Não havia nenhum secretário que pudesse receber as servidoras. Foram procurados os secretários de Fazenda, Administração e Governo, além do próprio prefeito. No entanto, todos alguns estavam em Brasília, outros “em reunião fora da prefeitura”. O único secretário presente no terceiro andar da Prefeitura era o chefe de Gabinete, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, que se recusou a receber as funcionárias alegando não ter participado das reuniões de negociação deste ano. “Em plena terça-feira, as 17h30, não havia ninguém que pudesse nos dar respostas objetivas na prefeitura!” Reclamou Priscila Miranda.

Após mais de uma hora e meia de espera, Carolina, a secretária do Gomes recebeu uma comissão do sindicato e entrando em contato por telefone, disse que o secretário de Governo, Ermiton Gomes, marcou uma reunião com toda a classe no auditório da prefeitura na próxima segunda-feira, as 17:30 se comprometendo a convocar os Secretários da Saúde, Fazenda e Administração para juntamente com o mesmo responder aos questionamentos da classe.

Até o momento, a diretoria do Sintsepmi já teve mais de quatro reuniões com a comissão de negociação da prefeitura sem que, no entanto, eles tenham dado qualquer resposta objetiva sobre as reivindicações da área da saúde. Em todas as reuniões, ou alguém de alguma secretaria ainda não tinha dado a resposta ou alguém da comissão de negociação não participa da reunião e ela acaba não avançando.

Nossa esperança, agora, é que na segunda, finalmente, o prefeito tenha alguma resposta concreta para a classe, que já sofreu bastante por não ter sido atendida em suas expectativas de reajuste neste ano e, agora, está amargando os atrasos no pagamento dos retroativos, do PMAQ, do reajuste salarial, do reajuste do cartão alimentação entre outras coisas.

Nós do SINTSEPMI continuamos a disposição de todas as categorias no escritório, por telefone, email, ou pela nossa página do facebook. Somente conhecendo os problemas que afetam os servidores poderemos nos unir e ir a luta em um mesmo objetivo."

Comentários


  • 12-05-2015 07:59:00 Pereira

    Bem feito para voces que elegeram esta porcaria, cada povo tem o governo que merece, eu sempre falei que se este prefeito que esta ai ganhace a eleição ele seria pior que a administração do PT que passou por esta Cidade.

  • 07-05-2015 10:52:00 José Carlos

    É verdade, acertamos quando elegemos a Priscila, mas erramos quando elegemos o Damon. Todo mundo sabe da luta desta guerreira, mas o Damon não cumpre nada que promete. As vezes em uma reunião ele mostra sensível a nossa causa, mas depois volta atrás, não há mais esperança neste governo. O que precisamos é apoiar mais a nossa presidente e torcer para que o mandato deste prefeito termine logo