Esportes

Fluminense elimina Inter de Milão e avança às quartas do Mundial de Clubes

Com gols de Cano e Hércules, Tricolor supera o vice-campeão europeu e aguarda City ou Al-Hilal

 

fluminense
Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense - 

Belo Horizonte - Com atuação segura e eficiente, o Fluminense venceu a Inter de Milão por 2 a 0 nesta segunda-feira (30) e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A partida foi disputada no Bank of America Stadium, em Charlotte (EUA), e marcou um passo histórico do clube carioca na competição.

O Tricolor agora aguarda o vencedor do duelo entre Manchester City (Inglaterra) e Al-Hilal (Arábia Saudita), que se enfrentam ainda nesta segunda, às 22h (horário de Brasília), para conhecer seu próximo adversário no torneio.

Estratégia que funcionou

Para enfrentar uma das equipes mais fortes do continente europeu, o técnico Renato Gaúcho montou o Fluminense no mesmo esquema tático 3-5-2 da Inter, com três zagueiros e sem pontas abertos. A aposta deu resultado desde o início.

Logo aos 2 minutos do primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar. Martinelli venceu dividida com De Vrij e acionou Arias na direita. O colombiano cruzou, a bola desviou em Bastoni e sobrou para Germán Cano, que completou de cabeça para marcar em seu jogo de número 200 pelo clube.

A partir daí, a Inter tentou pressionar, mas encontrou uma defesa brasileira extremamente aplicada e combativa. O Fluminense adotou marcação com perseguições individuais, dificultando a criação de jogadas do time italiano. Quando a linha defensiva era superada, o goleiro Fábio aparecia com boas defesas.

No segundo tempo, o ritmo da partida caiu, e os italianos passaram a encontrar mais espaços. Mesmo assim, pecaram nas finalizações. O Fluminense, por outro lado, seguiu sendo preciso.

Aos 47 minutos da etapa final, em contra-ataque, Hércules aproveitou bola mal afastada por De Vrij, avançou e bateu colocado para selar a vitória e a classificação.


Campanha histórica

Com a vitória sobre a Inter, atual vice-campeã da Liga dos Campeões da Europa, o Fluminense se coloca entre os principais protagonistas desta edição do Mundial de Clubes. O triunfo foi o segundo de uma equipe brasileira sobre um clube europeu nesta fase — o Botafogo também venceu o PSG na fase de grupos.

Agora, o time de Renato Gaúcho terá mais um desafio de alto nível na próxima fase, mas chega embalado por uma atuação que aliou inteligência tática, eficiência ofensiva e solidez defensiva.

Comentários