Belo Horizonte - O ex-deputado federal e ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, faleceu na madrugada desta terça-feira (4), em Brasília, aos 90 anos. Ele estava internado desde janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em 22 de dezembro de 2024, pouco antes de concluir seu segundo mandato como prefeito de Montes Claros (MG).
Na época da internação, Humberto Souto estava consciente, mas foi sedado devido à necessidade de uma cirurgia para tratar o AVC. No dia 24 de dezembro, ele passou por uma trombectomia mecânica, procedimento para desobstruir as artérias. Inicialmente, ficou internado por 19 dias na Santa Casa de Montes Claros, sendo transferido posteriormente para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Com uma carreira política de destaque, Humberto Souto exerceu oito mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados entre 1975 e 2014. Ao longo de sua trajetória, foi filiado a diversos partidos, como Arena, PDS, PFL e PPS (atualmente Cidadania), sua última legenda.
Sua vida pública teve início em 1963, quando foi eleito vereador em Montes Claros. Em 1971, assumiu o cargo de deputado estadual em Minas Gerais e, posteriormente, tornou-se deputado federal. Durante o governo Fernando Collor, Souto foi vice-líder do governo na Câmara entre 1990 e 1991 e, depois, assumiu a liderança do governo até 1992. Em 1995, ele se afastou da política para assumir o cargo de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU), instituição que presidiu entre 2001 e 2002.
Após se aposentar do TCU em 2004, Humberto Souto retornou à política em 2006. Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros e, em 2020, foi reeleito com mais de 85% dos votos válidos.
O ex-deputado deixa esposa e quatro filhos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
Comentários