Cidades

Projeto de empregado da CENIBRA conquista patente

funcionários da CENIBRA
O operador de caldeira Robson Teixeira da Costa e o coordenador de Recuperação e Utilidades, Virgílio Duarte Procópio. Divulgação - 

A CENIBRA mantém programas que incentivam a participação dos empregados na melhoria dos processos a partir de sugestões e novas ideias. Recentemente, um projeto enviado pelo operador de caldeira biomassa Robson Teixeira da Costa, premiado pelo PSC Programa de Sugestão CENIBRA (PSC) em 2004, recebeu a carta de patente.

A ideia do projeto patenteado foi proporcionar mais eficiência no processo de lavagem do equipamento “Aquecedor de Licor Preto de Contato Indireto”, presente nas caldeiras de recuperação química.

Como resultados das mudanças implementadas pelo projeto, foi possível lavar o aquecedor com redução de praticamente todo o vapor de aquecimento, diminuição de 92% na quantidade de efluente gerado e de 50% no tempo gasto para lavá-lo, tornando o equipamento mais disponível para o processo.

“Fico feliz por ver a concretização do processo de patente de um projeto de minha autoria. A implantação dele foi importante em virtude dos ganhos econômico e ambiental. Além da redução do custo operacional, possibilitou também a redução expressiva no consumo de água. É gratificante ver os resultados para a sustentabilidade da Empresa”, comemora Robson.

A partir desta patente, o governo autoriza o inventor, neste caso o empregado Robson Costa, tornando-o público, e reconhece esta novidade cedendo o monopólio da invenção por um período limitado e para um determinado país. A patente garante que a invenção estará protegida contra explorações indevidas, principalmente por empresas do mesmo segmento.

Para o coordenador de Recuperação e Utilidades, Virgílio Duarte Procópio, “é importante mais uma vez parabenizar o empregado e destacar sua relevância para a melhoria contínua dos processos da CENBIRA, o que possibilita ganhos expressivos para a organização”.

Comentários