Cidades

Câmara de Itabira e Senado celebram acordo de cooperação técnica

A Câmara Municipal de Itabira e o Senado Federal firmaram esta semana um Acordo de Cooperação Técnica para implementar medidas que estimulem a modernização e a integração do Legislativo. A parceria será por meio do Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis). Segundo o presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Andrade Santos “Vetão” (PSB), trata-se de um passo muito importante para o estímulo e a promoção das funções constitucionais do Legislativo.

O acordo prevê a operacionalização da comunidade virtual do Legislativo, a capacitação e o intercâmbio de conhecimentos e tecnologia da informação, além de estimular a produção, captação e disseminação de informações de interesse dos legisladores brasileiros. Também promove a participação cidadã nos processos legislativos e a consolidação dos modelos de integração desenvolvidos pelo Interlegis.

“Desde que assumi a presidência da Câmara, tive como objetivo modernizar a Casa e o trabalho legislativo. Acredito que este acordo de cooperação técnica é um passo rumo à modernidade por parte da Câmara de Itabira. Isso permitirá a otimização da qualidade técnica dos serviços prestados pelos servidores da Câmara de Itabira, capacitações gratuitas e de renome. Servidores capacitados trazem melhoria no atendimento da nossa gente, que tanto precisa. Austeridade e capacitação, é um novo tempo para o legislativo Itabirano”, explicou Weverton Vetão.

presidente da câmara de itabira
Na foto a vereadora Rosilene Félix, o presidente do Legislativo, Weverton Vetão, e a diretora da Escola do Legislativo, Laura Souza. - Crédito: Acom CMI - 

O acordo foi formalizado no início desta semana, contando com a aprovação do Conselho Escolar da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, da Câmara de Itabira, formado pela diretora da Escola, a servidora de carreira Laura de Souza Silva, e a vereadora e vice-presidente da Casa, vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB).

“A parceria com o Interlegis representa um grande avanço para a Escola do Legislativo da Câmara de Itabira porque, além de viabilizar a capacitação e a possibilidade de implementar novos recursos tecnológicos, certamente nos deixará mais conectados com outras bases do legislativo de todo Brasil”, destacou Rosilene Félix.

Para a diretora da Escola do Legislativo de Itabira, essa é mais uma forma de aproximar a população da Câmara. “Pelo Interlegis, vamos poder oferecer à população mais transparência e mais informação, propiciando uma participação mais ativa da população no que tange aos trabalhos realizados no Legislativo", pontuou Laura Souza.

Comentários