Cidades

Campanha reduz a zero os casos de dengue em São Gonçalo

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya teve resultados positivos em São Gonçalo do Rio Abaixo. As ações de combate realizadas no mês de julho fez baixar a zero o número de notificações positivas da doença. Casos suspeitos notificados negativamente foram apenas cinco. Diferente do apanhado dos meses anteriores, quando das 137 notificações, 42 foram positivas. 

bomba de fumaça dengue
Bombas de fumaça foram uma das ações de combate. (Nívia Martins/ACOM/PMSGRA) 

Para a responsável pela VISA, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes a participação da população foi e é de grande importância para evitar a proliferação do mosquito, já que 80% a 90% dos focos estão nos quintais das residências. 

As ações de combate à dengue foram intensificadas através de campanha de conscientização, com cartazes e carro de som. As equipes epidemiológicas desenvolveram ações de bloqueio com bombas, vistorias em caixas d’águas e quintais residenciais. Também um mutirão em bairros de maior incidência de focos foi promovido a fim de eliminar criadouros.
 
Mesmo assim, a Prefeitura ressalta a necessidade da população em manter os cuidados preventivos, para que os números permaneçam baixos, pois mesmo em época de baixas temperaturas, o mosquito tem se reproduzido. Portanto, pratos de vasos secos, pneus cobertos, caixas d’águas tampadas e lixeiras cobertas devem ser cuidados constantes da população. 

Comentários