Cidades

Alunos da rede municipal de Itabira participam de plantio de sementes e criação de vídeo sobre meio ambiente

plantio de sementes
Divulgação - 

Na tarde de quarta-feira (9), crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Odília de Oliveira Costa, no distrito de Senhora do Carmo, participaram de exercícios recreativos e aprenderam sobre o plantio de sementes de girassol. As atividades fizeram parte da programação desenvolvida pela Prefeitura de Itabira sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último sábado (5).

Nesta ação ocorrida na quadra do distrito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) contou com o apoio das secretarias municipais de Educação (SME) e de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). O administrador de Senhora do Carmo, Virgílio Henrique Pirani Gazire, também marcou presença.

Outra atividade da Semana de Meio Ambiente em Itabira foi a oficina de audiovisual coordenada pelo professor de Geografia, youtuber e ativista sociocultural, Júlio César Batista Mattos. Estudantes das escolas municipais Antônio Camilo Alvim, José Gomes Vieira, Marina Bragança de Mendonça, Professora Antonina Moreira e Colégio Municipal Professora Didi Andrade participaram de uma aula explicativa via WhatsApp e Google Meet sobre roteiro, gravação e recursos a serem explorados no celular. Em seguida, os adolescentes gravaram vídeos de aproximadamente um minuto em suas residências, explorando o tema “Um olhar em minha janela”.

“As novas tecnologias aplicadas à educação são fundamentais, principalmente neste novo contexto das aulas virtuais devido à pandemia. A oficina foi um trabalho interdisciplinar, na qual o aluno enxergou além do contexto do quadro e do giz. Ele foi incentivado à pesquisa e ao aprendizado”, comentou o professor. 

Na semana passada, houve também capacitação de professores e palestras promovidas em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira. A programação contou ainda com as oficinas “A política dos R’s”, com o grupo Maré Verde; “O ser humano e os animais no meio ambiente urbano”, com voluntários da Associação de Moradores Protetores de Animais da Região de Itabira (Ampari); além da palestra “Refletindo sobre consumo”, ministrada pela Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras – Unifei.

Comentários