Cidades

Itabira é uma das quatro cidades mineiras em programa de integridade da CGU

Dentre as 853 cidades de Minas Gerais, apenas Itabira e outros três municípios foram convidados a assinar o protocolo de intenções para implementar medidas de integridade pública

Reprodução. 

Itabira é uma das quatro cidades de Minas Gerais que aderiu ao projeto Time Brasil. Promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a iniciativa tem a missão de fortalecer e perpetuar a cultura da integridade nos estados e municípios, com aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção com plano de ação baseado na transparência.

A adesão de Itabira foi assinada nessa terça-feira (4), pelo prefeito Marco Antônio Lage, durante participação em um seminário online da I Semana da Integridade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dentre as 853 cidades mineiras, além de Itabira, apenas Santa Luzia, Lagoa Santa e Governador Valadares foram convidadas a aderir ao projeto.

Marco Antônio foi acompanhado pelo secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, Maurício Guimarães Mendes, durante o seminário. Participaram do evento o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Minas Gerais, Breno Barbosa Cerqueira Alves; o secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Roberto Viégas; o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda; o Corregedor-Geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo; o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes; além dos prefeitos e representantes dos municípios integrantes do projeto.

De acordo com Maurício Mendes, a iniciativa possui três eixos: transparência, integridade e participação social. O projeto está de acordo com a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, em especial no que se refere às três metas do Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

“Itabira foi uma das primeiras cidades a ser convidada para participar do projeto e avança em mais uma etapa de construção do plano de integridade, transparência, espírito colaborativo, boa-fé, cordialidade e engajamento. Com isso, Itabira passa a integrar como signatária do Acordo de Cooperação entre CGU e TJMG, cujo objetivo geral é atual em conjunto no apoio e suporte ao município com a implementação do Time Brasil”, explicou o secretário municipal.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a adesão ao projeto é a sinalização de que Itabira pretende seguir o caminho da transparência e da probidade na gestão pública. O chefe do Executivo destaca que a meta é construir um importante “pacto pela transparência”, com adoção de todos os mecanismos de controle necessários. “Tratar daquilo que é público exige esse comprometimento, esse olhar para a transparência e para a retidão. Itabira ser uma das poucas cidades mineiras que aderiu a este projeto mostra que a nossa intenção é seguir nesta direção”, disse o prefeito.

I Semana da Integridade do TJMG

Após aderir ao projeto Time Brasil, o TJMG organizou a I Semana da Integridade, que acontece entre os dias 3 e 6 deste mês, com o objetivo de disseminar os mecanismos já implementados do Programa de Integridade da instituição, bem como apresentar as novas ações como forma de sensibilização do público interno e fortalecimento da cultura organizacional. O evento on-line é transmitido pela página oficial do TJMG no Youtube, das 10h às 12h.

Comentários