Cidades

Prefeito de Itabira se reúne com empresários e discute protocolos e indicadores

Conversa no fim da tarde desta segunda-feira (5) elencou medidas que poderão nortear flexibilização do comércio em Itabira

prefeitura de itabira
Prefeitura de Itabira / Divulgação. 

O prefeito Marco Antônio Lage conversou, no fim da tarde desta segunda-feira (5) com empresários itabiranos. A reunião tratou do cenário da pandemia na cidade e discutiu medidas, protocolos e indicadores que podem nortear a flexibilização do comércio no município. Também participaram os secretários de Governo, Gabriel Quintão, e de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, além do chefe de Gabinete, Alfredo Drummond.

O grupo discutiu, em conjunto, possíveis protocolos de reabertura das atividades consideradas não essenciais pelo programa Minas Consciente. As medidas serão construídas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e ao longo da semana serão novamente debatidas entre o grupo para em seguida serem anunciadas, quando todos os indicadores e métodos estiverem definidos.

Durante a conversa, o prefeito Marco Antônio comentou sobre a queda no índice de transmissão da Covid-19 em Itabira desde a instituição da Onda Roxa e reafirmou que a meta é baixar o Rt para índice inferior a 1 ponto. Atualmente, esse indicador está em 1,13, segundo aferido na última sexta-feira (2), o que significa que um grupo de 100 pessoas contamina outras 113. O Rt abaixo de 1 indica que a pandemia está em desaceleração.

Marco Antônio ainda discorreu sobre as medidas de auxílio econômico que são preparadas pela Prefeitura, entre elas um fundo de incentivo de R$ 12 milhões e o projeto de anistia de dívidas de créditos tributários e não tributários municipais (Refis). Ambas serão encaminhadas à Câmara de Vereadores na segunda quinzena de abril.

Comentários