Cidades

HNSD, em Itabira, lança campanha de combate ao covid-19

Sistema de saúde no município está saturado

hnsd
Hospital Nossa Senhora das Dores / Divulgação

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), lançou nesta quarta-feira (24) uma campanha em suas redes socais onde recomenda a população sobre os cuidados para conter o avanço da covid-19 na região. Segundo a instituição, o hospital está com os leitos das enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) totalmente ocupados. 

A campanha, informou o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, tem como objetivo “gerar um impacto nas pessoas, para que as regras de combate à doença sejam respeitadas”.

De acordo com a administração do hospital, os atendimentos Covid-19 praticamente quadruplicaram no setor de Pronto Atendimento, passando de 34 em fevereiro para 134 em março.

Situação semelhante é enfrentada no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) que também está saturado. Segundo informações, são mais de 160 atendimentos por dia só de pacientes Covid-19 naquela unidade, o que representa aumento de 220% no comparativo dos meses de fevereiro e março. Como consequência desse aumento, vários atendimentos estão sendo realizados em cadeiras, sem leitos inclusive de observação.

A superlotação dos hospitais está diretamente associada à falta de cuidado de grande parte da sociedade, daí a necessidade de se conscientizar da importância do uso de máscaras, álcool em gel e, principalmente, do isolamento social. Se não houver uma mudança radical no comportamento das pessoas, o sistema de saúde de Itabira corre risco de entrar em colapso. 

“Nossos mais de 1.200 profissionais estão extenuados, trabalhando sem cessar e sem descanso. Além disso, o número de contagio e de mortes está só aumentando. Por isso, decidimos usar as nossas redes sociais para chamar ainda mais a atenção da população. O Nossa Senhora das Dores é um hospital regional bem equipado, mas não estamos mais dando conta de tantas demandas”, reforçou Vaquimar Vaz.

O Folha de Minas apoia essa campanha e pede a todos que colaborem. O Covid-19 mata e só você pode evitar ser contaminado e contaminar seus familiares.

Comentários