Cidades

Itabira e São Gonçalo planejam parceria para hospital de retaguarda contra a Covid-19

Prefeitos Marco Antônio Lage e Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” conversaram sobre a parceria e contam com apoio da Vale para abertura de novos leitos


Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo conversam para implantar, em conjunto, um hospital de retaguarda exclusivo para atendimento de pacientes com a Covid-19. Os municípios contam com a parceria da Vale e a consultoria da equipe de especialistas do Hospital Israelita Albert Einsten.

A primeira reunião entre os prefeitos Marco Antônio Lage, de Itabira, e Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, de São Gonçalo do Rio Abaixo, foi realizada nessa segunda-feira (22), em São Gonçalo do Rio Abaixo.

O projeto desenhado é para a abertura de até 50 novos leitos que possam minimizar a demanda regional por unidades de atendimento exclusivas de Covid-19.

Referência regional, Itabira tem hoje seu sistema de saúde colapsado por causa do agravamento da pandemia. Boletim desta terça-feira (23) aponta que 100% dos leitos de UTI e enfermaria voltados para combate à pandemia estão ocupados. O município ainda tem 10 itabiranos internados em outras cidades, além de 14 pacientes aguardando transferência.

“A situação é gravíssima e pede urgência. Com auxílio da equipe do Albert Einstein enxergamos essa oportunidade de parceria com São Gonçalo. Estamos contando com o apoio da Vale e nosso intuito é de que isso saia do papel com urgência urgentíssima. O sistema está em colapso e precisamos aumentar a oferta de tratamento para esses pacientes”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage.

O modelo de funcionamento do hospital de retaguarda está sendo construído pelas secretarias de Saúde de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, com auxílio dos consultores do Albert Einstein.

Comentários