Cidades

PMs e ex-PMs milicianos presos

POLICIAIS
Ação da Policia Civil e do MPRJ prendeu dois PMs e dois ex-PMs entre milicianos no Rio de Janeiro. (Foto: Cleber Mendes)

Dois PMs e outros dois ex-PMs milicianos foram presos junto com mais 11 comparsas na mega-ação denominada “Consagrado”, realizada pela Polícia Civil e o MPRJ - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na 5ª feira, 27/8, na Região da Baixada Fluminense. Além de 32 mandados de prisão, os agentes e promotores procuram cumprir também outros 71 mandados de busca e apreensão contra criminosos que têm explorado moradores de Nova Iguaçu e de Austin, entre outros bairros, que controlavam pontos de TV pirata, venda de gás, fornecimento de água, transporte alternativo e serviço de mototáxis nas localidades.

Para o delegado Moyses Santana, que coordenou a ação, os milicianos teriam praticado ao menos 20 assassinatos, demonstrando terror para obter o controle dos transportes alternativos e praticar outros crimes.

“A disputa pela liderança nesse negócio nas comunidades foi o que motivou a maior parte dos homicídios ocorridos na região e que deu início à ação policial, cuja investigação começou há um ano”, disse o delegado.

Com os presos foram aprendidos pistolas, revólveres, espingardas, dezenas de aparelhos para transmissão de TV, grande quantidade de munição e drogas.

A quadrilha de milicianos tinha como lideranças Vladimir Guimarães Ferreira, o ex-PM Luiz Fernando Cardoso de Loiola, apelidado de Nandinho, e Luiz Carlos Pereira dos Santos Cruz, o Nem Corolla. 

No inquérito também figura que os milicianos faziam pagamento de propina para policiais militares regularmente, no sentido de que eles não repreendessem as ações criminosas. Apurou os agentes que dentre os policiais que recebiam propina estão os PMs Júlio César de Oliveira Silva e Eduardo Oliveira dos Santos, vulgo Dudu, lotado no 21º BPM. Eles também foram denunciados por organização criminosa e corrupção passiva.

Em nota, o comando da Polícia Militar confirmou a prisão dos dois PMs e afirmou que “a corporação, como tem demonstrado ao longo de sua história, não compactua e pune com o máximo rigor desvios de conduta cometidos por seus integrantes”.

O delegado Moyses disse que a ação “Consagrado” terá sequência em cumprimento à ordem de prisão de outros milicianos e de buscas e apreensão. Como resultado do primeiro dia da ação, o delegado divulgou a relação dos presos. São eles  Júlio César de Oliveira Silva (PM),  Eduardo Oliveira dos Santos (PM), Nerildo Sérgio dos Santos (ex-PM), Vladimir Guimarães Ferreira (ex-PM), José de Pontes Filho, Paulo dos Santos Ferreira, Abner de Mello Grillo, Thiago Henrique Oliveira Rangel, Urban Cavalcante Pinto, Gustavo Carlos Borges, Diogo José de Lima Alves, Osvaldo Pereira Garcia Filho, Jonathan de Paiva Torques e Gleidson de Oliveira Leite.

Comentários