Cidades

Catas Altas encerra atividades do Projeto Turismo em Alta de 2019

Catas Altas
Foto: Daniela Almeida/Ascom

A Prefeitura de Catas Altas realizou no último dia 18 de dezembro o encerramento das atividades do projeto Turismo em Alta de 2019 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O evento reuniu os participantes dos cursos e capacitações, além de empresários do setor de turismo e autoridades.

Segundo o prefeito José Alves Parreira, essas formações são muito importantes, pois estão profissionalizando a comunidade para o mercado de trabalho. “Nossa preocupação é adequar Catas Altas para um período de pós-mineração. Queremos que a cidade tenha vida quando o ciclo da atividade minerária chegar ao fim. E quanto mais bem-preparados nossos munícipes estiverem, melhor para o município como um todo”, destacou na ocasião.

Já o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães, reforçou que nunca se investiu tanto na capacitação da população como nesta gestão. “Estamos focando no desenvolvimento do município por meio do turismo que é uma atividade que tem gerado emprego e renda e contribuído para a melhoria da economia no mundo todo”, explicou Guimarães. 

Cerca de 500 pessoas, entre empresários e profissionais que atuam no setor, alunos recém-formados no ensino médio, associações e comunidade em geral, participaram de umas das 21 capacitações gratuitas, entre palestras, workshops e cursos. 

“Desse total, em torno de 25% das pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho voltado para o turismo local. É um resultado muito animador”, destacou o secretário de Turismo e Cultura, Rodolpho Sanches.

O “Turismo Alta – capacitando para o futuro” é uma iniciativa da Prefeitura de Catas Altas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O projeto é o maior da história do município para o setor, com investimento de R$ 220.700 

Entre alguns cursos oferecidos estão: Recepcionista em meios de hospedagem; Técnicas de garçons de bares; Preparo de pizzas; Culinária mineira; Coffee Break; Camareira em meios de hospedagem; Agente de informações turísticas; entre outros.

Todas as atividades foram gratuitas e fizeram parte do projeto de profissionalização e desenvolvimento do turismo local, gerando novas fontes de emprego e renda para o município.

Comentários