Esportes

Perto de fechar: Sporting aguarda \'garantias bancárias\' para selar venda de Elias ao Atlético

Elias deixará o Sporting pela segunda vez, brigou na primeira passagem e não brilhou na segunda (Foto:  Rafael Ribeiro/CBF)
Elias deixará o Sporting pela segunda vez, brigou na primeira passagem e não brilhou na segunda (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Elias no Atlético já pode ser considerado "favas contadas". O desfecho das negociações que trarão o volante Elias ao Atlético estão cada vez mais próximos do fim e não devem se prolongar para além desta semana. O presidente Daniel Nepomuceno está em Portugal e só pretende retornar ao Brasil com o contrato de compra do atleta devidamente assinado. 

Para tanto, a transferência internacional necessita de passar por camadas burocráticas. Uma delas são as garantias bancárias que o Sporting exige para ceder parte dos direitos econômicos do jogador. Um documento que garante o pagamento das cifras que giram em torno de R$ 10 milhões precisa ser emito de um banco brasileiro para uma instituição financeira portuguesa. Então, Elias estaria pronto para vestir a camisa do Atlético.

Segundo a reportagem apurou, o alvinegro também pretende fazer o pagamento de forma parcelada. Até mesmo divisão de "10 cotas" é estudada pela diretoria alvinegra, para transformar a compra de Elias em "suaves prestações".

O jogador conseguiu a liberação do Sporting, que estava decidido a vendê-lo para um mercado economicamente mais forte (a China). Mas a presença do empresário Giuliano Bertolucci nas tratativas fizeram os ventos das caravelas soprarem totalmente a favor da equipe de Belo Horizonte.

Elias foi comprado pelo Sporting junto ao Corinthians, em setembro do ano passado, quando a equipe lusitana perdoou uma dívida de 2 milhões de euros que o Timão tinha pela compra do próprio volante brasileiro. Ainda pagou cerca de 1 milhão de euros para transformar um investimento total de 3 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos do atleta (a outra metade já era do Sporting). 

O jogador, entretanto, ficou mais no banco de reservas e foi titular apenas em seis partidas de 28 jogos possíveis do Sporting. Sua segunda estadia no José Alvalade jamais foi totalmente explicada e entendida, uma vez que Elias já havia saído brigado do clube para ser emprestado ao Flamengo e, posteriormente, comprado pelo Corinthians, onde foi campeão brasileiro 2015.

"Enxugamento"

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, usou o facebook para fazer um longo depoimento sobre a temporada ruim da equipe leonina. Em um dos parágrafos, disse que o elenco do clube iria passar por um processo de "enxugamento", algo que, na sua visão, iria fortalecer e aumentar o foco e comprometimento com "sobreviventes". 

Além de Elias, outro volante que não era titular do técnico Jorge Jesus já está de malas prontas para retornar ao futebol sul-americano. Marcelo Meli, emprestado pelo Boca Juniors até junho, terá o contrato rompido para acertar, em definitivo, com o Racing Club de Avalleneda.

Comentários