Cidades

Hospital Nossa Senhora das Dores trabalha em novo planejamento estratégico

Representantes do corpo clínico, do corpo técnico e da mesa administrativa do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) estiveram reunidos na quarta-feira (7) no Centro Comunitário da Igreja da Saúde para participar de uma série de atividades com o objetivo de elaborar o novo planejamento estratégico que norteará as ações da instituição nos próximos dez anos.

Nesta etapa, os profissionais do HNSD irão discutir, revisar e redefinir valores, visão, missão e objetivos do hospital. Com esse novo posicionamento organizacional, a instituição poderá trabalhar melhor suas ações e investimentos de acordo com o cenário que se desenvolve em Itabira e região e no estado de Minas Gerais.

Para nortear o trabalho, o consultor da RVG Consultoria e Auditoria Associados, Reynaldo Damasceno, que presta serviço para o HNSD, ministrou uma palestra abordando o contexto e o cenário macroeconômico da área de saúde. A Insight Consultoria Empresarial também coordenou os trabalhos durante o encontro.

“Quem planeja sabe para onde vai e quem não planeja pode ir para qualquer lugar. Então vamos unir forças para que todos remem juntos para os mesmo objetivos, que é um hospital regional forte, com princípios da filantropia, atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) na alta complexidade e sendo agora referência na saúde suplementar de Itabira e região”, explica Reynaldo Damasceno.

O planejamento estratégico é feito levando em consideração ações de curto, médio e longo prazo para serem realizadas ao longo de dez anos. Durante esse período, o documento passa por revisões com três e seis anos de aplicação para ser avaliado e adequado de acordo com as mudanças de cenário que possam acontecer.

O HNSD irá concluir a primeira etapa de desenvolvimento desse planejamento estratégico no final de outubro, quando serão definidos os novos valores, visão, missão e objetivos. Em seguida, será reavaliado e reestruturado o plano diretor da instituição – com a definição de investimentos e expansão estrutural e de serviços – e traçado uma nova estrutura organizacional, esta última a ser desenvolvida por um grupo de trabalho da mesa administrativa.

“A estruturação de qualquer unidade de saúde dá solidez, continuidade de assistência, melhoria da qualidade de trabalho e fortalece a sustentabilidade financeira da instituição. Isso proporciona ganhos para quem necessita dos serviços de saúde. O HNSD se tornando esse hospital de referência macrorregional ligado à rede de urgência e cuidados crônicos atende não só Itabira, mas também as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade”, ressalta Reynaldo Damasceno.

Nesse trabalho está previsto novas contratações que vão atender as necessidades do HNSD nesse cenário de crescimento. Além disso, a instituição irá buscar parceiros estratégicos, seja no poder público ou na iniciativa privada junto aos planos de saúde, para que possa alcançar as metas e objetivos de desenvolvimento do hospital.

“Nós precisamos reformular o nosso planejamento dado a mudança de cenário da saúde em todos os aspectos, mas especialmente nas mudanças que tivemos em Itabira com as mudanças dos nossos hospitais. O HNSD, particularmente, precisa verificar outro norte para os seus investimentos e poder oferecer mais especialidades e melhorar a nossa estrutura”, afirma Vaquimar José Vaz, provedor do HNSD.

Histórico

Em 2003, o HNSD realizou um planejamento estratégico que norteou os trabalhos da instituição durante dez anos. Em 2013, esse plano de ações chegou ao fim com o cumprimento de 90% das metas e indicadores traçados.

Comentários