Cidades

Prefeitura de Itabira acumula dívida milionária com o HNSD

Direção do hospital diz que se a dívida não for paga o atendimento pode ficar comprometido

Dívida pode inviabilizar atendimento no HNSD
Dívida pode inviabilizar atendimento no HNSD                    (Foto: Divulgação)

A direção do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) se reuniu na última sexta-feira, 17 de junho, com o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) e a sua equipe técnica para discutir a dívida de R$ 10 milhões de reais que a Prefeitura Municipal de Itabira possui em contratações de serviços de saúde junto à instituição. A expectativa é de que esse débito seja quitado até o final deste ano.

Sem os recursos oriundos dos acordos firmados com o município, o HNSD terá a sua capacidade operacional afetada, o que implica, inclusive, na redução da sua força de atendimento. Além disso, os projetos de expansão clínico-hospitalar que vem sendo conduzidos pela instituição – e que irá beneficiar Itabira e região – podem sofrer com atrasos nos cronogramas de obras.

A dificuldade em receber os repasses da Prefeitura de Itabira já afeta parte do corpo clínico do hospital. Há mais de um ano que os médicos do HNSD convivem com recorrentes atrasos em seus pagamentos, uma situação gerada pelo acúmulo dessa dívida. Porém, os profissionais da instituição, ciente de seu dever social, seguem cumprindo as suas funções normalmente e sem entrar em greve.

“O itabirano tem que ficar orgulhoso de ter o Hospital Nossa Senhora das Dores aqui enquanto a maioria dos hospitais de várias cidades estão fechando serviços, com greves e cheios de problemas, nós estamos aqui tentando manter os nosso compromissos em dia, fazendo obras de expansão e acreditando que vamos sair dessa crise trabalhando e melhorando”, declarou Márcio Labruna, membro da mesa diretora que participou do encontro na prefeitura.

Durante a reunião, Damon de Sena reconheceu a dívida do município e garantiu que até o final deste ano essa dívida será quitada. O secretário de Saúde, Reynaldo Damasceno, que também participou do encontro, já havia assinado o documento que reconhece a dívida.

“A gente tem sempre que acreditar. Eu sai bem otimista da reunião porque pela primeira vez o prefeito, reunido com todo o seu staff, e o secretário de Saúde presente, reconheceram o valor da dívida e comprometeram a quitar essa dívida até o final do ano. Vamos ver agora se o prefeito vai cumprir, pois se ele cumprir vai melhorar a nossa situação senão continuamos em uma situação dificílima”, destacou Márcio Labruna. 

Comentários