Cidades

Tocha olímpica é recebida por centenas de pessoas em Itabira

Tocha percorreu 12 quilômetros pelas ruas de Itabira (Foto: Divulgação)
Tocha percorreu 12 quilômetros pelas ruas de Itabira (Foto: Divulgação)

A história da tocha olímpica nasceu na cidade de Olímpia, na Grécia. Diz a lenda que os gregos acreditavam que o fogo foi roubado por Prometeu do deus grego Zeus e entregue ao homem como símbolo de vida. Em Olímpia, onde nasceu a tradição, era mantido aceso uma fogueira ardente durante todo o período dos jogos. A crença era que o fogo aquecia e trazia energia para os atletas. Essa tradição, depois de anos esquecida, foi reintroduzida novamente nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 e pela primeira vez em 1936 ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim. A partir daí a estafeta da tocha tornou-se o símbolo maior dos Jogos Olímpicos e começou a correr o mundo durante o evento esportivo.

Ontem, pela primeira vez, o itabirano pôde receber a tocha olímpica na cidade. A chama chegou por volta das 16h40 pela avenida Li Guerra, bairro Praia, vinda de Coronel Fabriciano, e seguiu pela avenida Carlos Drummond de Andrade, Pico do Amor e avenida João Pinheiro arrastando centenas de pessoas até a avenida Mauro Ribeiro, onde foi montado um palanque para o evento que reuniu esportistas e milhares de pessoas que queriam ver de perto a passagem da tocha olímpica.

A tocha pernoitou em Itabira e hoje segue para Ouro Preto onde permanecerá até o início da tarde. De lá, segue para o município de Itabirito, conhecido por belas paisagens naturais. Para encerrar o dia, a tocha percorrerá o Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil, localizado no município de Brumadinho.

PROTESTOS

Mesmo apoiando o evento, e muitos visivelmente emocionados com a passagem da tocha, o itabirano aproveitou para protestar contra a administração pública. Os servidores municipais se reuniram na praça da rodoviária para denunciar o descaso do prefeito com a classe e cobrar melhores salários e condições de trabalho. Na avenida Mauro Ribeiro o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) levou uma sonora vaia quando fez o uso do microfone e tentou pregar para o itabirano otimismo com a sua administração. Os mais exaltados gritaram palavras de ordens e até palavrões contra o prefeito, pedindo sua saída.

Essa não é a primeira vez que Damon é vaiado em solenidades públicas.

Comentários


  • 13-05-2016 13:08:00 Angela Vieira

    Essa vaia de Damon só não era esperada por ele. Se lembrasse da vaia que recebeu na abertura do carnaval, na unifei e em outros locais não faria o uso do microfone com a avenida lotada como estava. É preciso reconhecer Damon que a sua popularidade é uma das mais baixas e que agora é esperar passar esses meses que lhe restam para completar seu mandato.