Esportes

No Equador, Galo busca classificação antecipada contra o Del Valle

Atlético-MG lidera a chave 5 com três pontos de vantagem sobre o próprio Del Valle (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Atlético-MG lidera a chave 5 com três pontos de vantagem sobre o próprio Del Valle (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Falta pouco, mais precisamente um simples empate para o Galo conquistar a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. E o elenco atleticano não quer deixar para a última hora. Por isso, nesta quarta-feira, contra o Independiente del Valle, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Rumiñahui, na cidade equatoriana de Sangolqui, o objetivo do Atlético-MG é sacramentar, com uma rodada de antecedência, a vaga para a próxima fase da competição continental.

No momento, o Galo lidera a chave 5 da Libertadores com dez pontos, estando a três do próprio Del Valle. Na sequência do grupo, o Colo-Colo, do Chile, soma cinco pontos e está na terceira colocação, enquanto que o Melgar, do Peru, ainda sem pontuar, é o lanterna. Como equatorianos e chilenos se enfrentam na última rodada, um empate nesta quarta já se mostra suficiente para o Galo em termos de classificação, contudo, o zagueiro Erazo salienta que a equipe mineira vai ao Equador para buscar a vitória.

“O Atlético é um time que sempre procura a vitória. Depois, o que acontece dentro do campo é outra história. Viemos até aqui para levar a vitória. Temos um time de muita qualidade, que vem crescendo jogo a jogo, e espero que a gente faça um bom jogo para conseguir a classificação para a próxima fase”, colocou o defensor.

Focado na vitória, até mesmo para almejar uma boa colocação geral entre os primeiros colocados, o Atlético-MG certamente não terá vida fácil no Equador, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela equipe mineira contra o Del Valle na segunda rodada da Libertadores. Na ocasião, o Galo, mesmo jogando no Independência, teve que suar a camisa para garantir uma vitória magra por 1 a 0, dado o bom futebol apresentado pela equipe equatoriana.

Para não sofrer também jogando fora de casa, o Galo conta com retornos importantes. Ausências na goleada por 7 a 2 sobre o Villa Nova-MG, no último sábado, por estarem servindo a seleção equatoriana, o zagueiro Erazo e o meia Cazares estão de volta à equipe titular. Também desfalque na partida passada, o atacante Luan, recuperado de dores no joelho direito, é outro nome certo entre os 11 iniciais.

Apesar de ter sido poupado no treino de segunda-feira, em virtude de uma pancada sofrida no joelho direito contra o Villa Nova-MG, o lateral Douglas Santos deve ir para o jogo nesta quarta-feira. No gol, o Galo terá mais uma vez o jovem Uilson, que disputará a sua primeira partida pela Copa Libertadores.

Assim como no Atlético-MG, o foco do Independiente del Valle está todo voltado para a busca de uma classificação para a próxima fase. Em sua terceira participação na Copa Libertadores, o clube equatoriano jamais avançou para as oitavas de final da competição, somando eliminações na fase de grupos, em 2014, e na fase preliminar do torneio, no ano passado.

De olho na classificação inédita, o Del Valle, porém, pode ter um desfalque de peso para a partida desta quarta. Principal referência ofensiva do ataque equatoriano, o atacante José Angulo, de 21 anos, está se recuperando de um edema na coxa direita e ainda é dúvida. Caso o centroavante não atue, as atenções deverão estar direcionadas para o camisa 10, Junior Sornoza, principal articular das jogadas ofensivas do time adversário.

Além do eventual desfalque, a equipe equatoriana terá que superar o desgaste físico. Isto, porque, no último sábado, o Independiente del Valle, com o time completo, teve que se esforçar para superar uma forte chuva e vencer o Mushuc Runa, por 2 a 1, nos minutos finais da partida. O adversário atleticano, contudo, merece cuidados, já que atualmente ocupa a vice-liderança do Campeonato Equatoriano.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU X ATLÉTICO-MG

Local: estádio Rumiñahui, em Sangolqui (Equador)
Data: 06 de abril de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Hernán Maidana (ARG) e Juan P. Belatti (ARG)

Independiente del Valle: Daniel Azcona; Christian Nuñez, Luis Caicedo, Arturo Mina e Luis Ayala; Mario Rizotto, Jefferson Orejuela, Emiliano Tellechea, Junior Sornoza e Bryan Cabezas; José Ângulo (Miller Castillo)
Técnico: Pablo Repetto

Atlético-MG: Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Luan e Cazares; Robinho e Lucas Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Comentários