Cidades

Chico Buarque desautoriza uso de composições em musical

Chico Buarque decidiu retirar a autorização para o uso de suas composições no musical "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", depois que o ator e diretor do espetáculo, Cláudio Botelho, causou uma confusão ao se posicionar contrário à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula no meio do espetáculo. De acordo com Maurício Meirelles, colunista do jornal Folha de S. Paulo, o músico carioca retirou a autorização para este ou qualquer outro espetáculo que envolva Botelho.
 
A confusão aconteceu na noite deste sábado (19), durante a apresentação no Sesc Palladium. No meio da encenação, Botelho, por conta própria, teria dito um texto que não estava no original: “Era também a noite em que um ex-presidente ladrão foi preso”. Depois teria afirmado: "Será que todo mundo vendo a novela das 20h ou esperando a notícia de um presidente que foi preso?"
 
Grande parte do público presente reagiu com vaias ao ator e muitos gritos de "não vai ter golpe". Muitos deixaram o teatro após o problema e a peça acabou sendo interrompida no mesmo momento pelo próprio diretor. A sessão que aconteceria no domingo (20) foi cancelada e, como Chico desautorizou o uso de suas músicas, não há previsão para que o espetáculo volte a ser apresentado.
 
Em entrevista ao jornal O Globo, Botelho, que é mineiro de Araguari, afirmou que fez "brincadeiras" em outras cidades e esta seria a primeira vez em que teria havido uma reação por parte do público. Chamou o público de "fascista" e disse que estava sendo censurado pela plateia. Explicou ainda que, na gravação, não teria dito "negro", mas "nego", uma expressão muito usada por cariocas. Ainda segundo o jornal, o artista procurou seu advogado para representá-lo no caso.
 
Gravação
 
Uma gravação feita por um anônimo e disponibilizada no SoundCloud pela Mídia Ninja traz falas agressivas que seriam de Botelho, ditas no camarim após a confusão. Inflamado, ele teria dito: "O artista no palco é um rei! Não pode ser peitado. Não pode ser interrompido por um negro, por um filho da p..."
 

 
Posicionamento
 
O Sesc e a Pólobh, produtora responsável pelo evento, divulgaram neste domingo (20) nota conjunta de esclarecimento. Eles reiteraram que são “instituições apartidárias” e pediram desculpas pelos transtornos gerados.
 
 
Íntegra da nota da Pólobh
 
Informamos que a apresentação da montagem “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” do último sábado, dia 19, foi interrompida devido às reações políticas motivadas pela manifestação de um ator do espetáculo. Esclarecemos que o Sesc em Minas, a Pólobh e demais instituições envolvidas são apartidárias mas, compreendendo o momento pelo qual o País passa atualmente e primando pela segurança de todos, optaram pelo cancelamento da sessão prevista para este domingo, 20/03. Os valores pagos pelos ingressos serão integralmente devolvidos da seguinte forma:
 
· Ingressos adquiridos na bilheteria do teatro:
o Por meio de cartão de crédito – Apresentar-se em uma das bilheterias do Sesc Palladium, portando o cartão utilizado para a compra e o ingresso para o estorno;
o Por meio de cartão de débito e dinheiro - Apresentar-se em uma das bilheterias do Sesc Palladium, portando o ingresso e os dados bancários para depósito em conta.
· Ingressos adquiridos pela Ingresso.com:
O estorno será automaticamente realizado por meio do cartão util

Comentários