Esportes

Cruzeiro domina Taubaté na final e é tricampeão Sul-Americano de vôlei

Mesmo na casa do adversário, mineiros são superiores nos três sets e faturam o caneco. Na disputa pelo terceiro lugar, UPCN-ARG bate o Bolívar-ARG por 3 sets a 0

Em uma final entre duas das principais forças do vôlei brasileiro se espera um jogo equilibrado, certo? Normalmente, sim. Mas no duelo entre Taubaté e Cruzeiro, pela decisão do Campeonato Sil-Americano de Vôlei 2016, não foi isso o que aconteceu. Superiores em todos os períodos, os mineiros dominaram os taubateanos no ginásio do Abaeté e venceram por 3 sets a 0 (20/25, 21/25 e 10/25). Consagraram-se tricampeões da competição que dá vaga para o Mundial. 

Cruzeiro conquistou neste domingo o tricampeonato do Campeonato Sul-Americano de Vôlei (Foto: Danilo Sardinha)
Cruzeiro conquistou neste domingo o tricampeonato do Campeonato Sul-Americano de Vôlei (Foto: Danilo Sardinha)

 

O oposto Wallace, com 11 pontos, foi o principal pontuador do Cruzeiro. Isac e Leal, com sete cada, foram outros dois destaques cruzeirenses. Por Taubaté, o ponteiro Lucarelli, com oito pontos, foi quem mais pontuou. Yadier, com cinco pontos, e Deivid, com quatro, foram os outros dois que mais pontuaram pelos anfitriões.

No embate preliminar, os argentinos UPCN e Bolívar disputaram o terceiro lugar. Campeão do torneio em 2015, o UPCN venceu o duelo por 3 sets a 0.

As equipes agora voltam a focar na Superliga. Na quinta-feira, 25, o Cruzeiro enfrenta o São José, às 19h30, no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos. O Taubaté joga no mesmo dia, mas às 20h, contra o Juiz de Fora, no ginásio do Abaeté. As partidas são válidas pela sétima rodada do returno da competição nacional.

O jogo

Logo no primeiro saque, Lucarelli fez um ace e abriu o marcador para os donos da casa. A jogada incendiou os torcedores que forraram as arquibancadas do ginásio do Abaeté. O Cruzeiro, porém, não se intimidou por sair atrás do placar e nem com a torcida contra. Logo empatou a partida. As equipes começaram a parcial trocando pontos. Mas, na metade do período, os mineiros abriram distância no placar. Bem na defesa e no ataque, venceram o primeiro set por 25 a 20, em 29 minutos de bola em jogo.

O Cruzeiro manteve a superioridade no segundo set. Com o Taubaté cometendo muitos erros, os visitantes aproveitavam as falhas. Com bons bloqueios e saques, não demorou muito para os mineiros se distanciarem no placar. No fim do período, os taubateanos engataram uma sequência de pontos, mas a diferença era grande e não conseguiram igualar o confronto. Desta forma, Cruzeiro fez 2 a 0 ao vencer a parcial por 25 a 21.

No terceiro set, os cruzeirenses não deixaram o Taubaté tentar reagir. Mantiveram o ritmo forte e assumiram a liderança da parcial. Os taubateanos, por outro lado, estavam irreconhecíveis em quadra. Com muitos erros, viram o adversário abrir larga vantagem. Daí ficou difícil para os anfitriões. Cruzeiro não relaxou e fechou a partida com a vitória por 25 a 10 no período.

Premiação

Confira os atletas eleitos os melhores do campeonato:

Melhor levantador: William Arjona (Cruzeiro)
Melhor oposto: Wallace (Cruzeiro)
Melhor ponteiro: Lucarelli (Taubaté)
Segundo melhor ponteiro: Nikolay Uchikov (UPCN)
Melhor central: Isac (Cruzeiro)
Segundo melhor central: Deivid (Taubaté)
Melhor líbero: Felipe (Taubaté)
Melhor jogador do campeonato  (MVP): Leal (Cruzeiro)

Comentários