Esportes

Galo fica perto de enviar projeto do estádio e começar obras em 2017

Atlético-MG está perto de conseguir as autorizações e enviar o projeto para apreciação da Prefeitura e da Câmara. Início das obras pode ser no próximo ano

Projeto do novo estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Internet)
Projeto do novo estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Internet)

O Atlético-MG está mais perto de iniciar a construção do seu tão sonhado estádio, avaliado em R$ 500 milhões. O clube já cumpriu com 80% das obrigações que têm para conseguir enviar o projeto - faltando apenas um licenciamento ambiental para a construção do empreendimento na área e também a declaração de utilidade pública por parte do Estado. Caso o processo corra normalmente, a expectativa é de que as obras já possam começar no próximo ano. Mas o clube alvinegro ainda procura investidores para viabilizá-lo

Após conseguir todas as autorizações, o projeto irá ser enviado para o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), que irá avaliá-lo e, caso o aprove, o enviará à Câmara Municipal de Belo Horizonte. O Secretário de Meio Ambiente da capital, Délio Malheiros, explicou o processo.

- Este projeto já foi apresentado à Prefeitura, foi apontado ao representante do Atlético quais providências deveriam ser tomadas, foi dito que é preciso ter um licenciamento do empreendimento, em razão do porte dele. Como ele altera, vai além da legislação, tem que ser enviado um projeto à Câmara para aprovação. Eles estão ultimando essas medidas, para que a Prefeitura (Compur) encaminhe o projeto à Câmara.

O Secretário, que também é vice-prefeito de Belo Horizonte, explicou que o clube precisa de um licenciamento ambiental, pelo fato de a área estar em uma Área de Preservação Permanente e que também precisa viabilizar a questão do trânsito, que será afetado.

- Eles estão dependendo de o Estado declarar que o estádio é de utilidade publica. Em termos, acredito que entre 70 e 80% já pronto ele está. Vai ao Compur e, em seguida a aprovação, ele será encaminhado à Câmara Municipal. Eles estão fazendo adaptações técnicas. Eles têm uma área de Preservação permanente no local (do estádio), tem que resolver a questão do trânsito, tem que cumprir essas diretrizes todas. Acredito que, se tudo correr bem, no próximo ano poderão ser iniciadas as obras, que vão ser muito importantes para a cidade também.

A arena deverá ter capacidade para 45 mil pessoas e deve ser erguida em um terreno às margens da Via Expressa, no Bairro Califórnia, em Belo Horizonte. A construção teria o custo orçado em torno de R$ 500 milhões. O projeto prevê a criação de um parque de lazer para os moradores da região Noroeste da capital mineira. O estádio seria construído em um terreno de 13 mil metros quadrados, com estacionamento para cerca de quatro mil veículos.

Comentários