Esportes

Cruzeiro vence Taubaté e garante vaga na semifinal do Sul-Americano

Mineiros perdem primeiro set, mas crescem na partida e vencem os três períodos seguintes. Equipes disputam nesta sexta-feira a última rodada da primeira fase

Cruzeiro bateu o Taubaté na noite desta quinta-feira pelo Sul-Americano (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Cruzeiro bateu o Taubaté na noite desta quinta-feira pelo Sul-Americano (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Depois de encontrarem facilidade na estreia do Campeonato Sul-Americano de Vôlei, Taubaté e Cruzeiro já previam mais dificuldade na segunda rodada do torneio. Não deu outra. Adversários na noite desta quinta-feira, as equipes fizeram um bom jogo no ginásio do Abaeté, em Taubaté. Após perder o primeiro set, os mineiros cresceram na partida e venceram os três períodos seguintes. Assim, conquistaram o triunfo por 3 sets a 1 (25/20, 20/25, 19/25 e 23/25). Com duas vitórias, a equipe carimbou a vaga na semifinal. Na partida preliminar, o Bohemios-URU venceu o San Martín-BOL por 3 sets a 0.

No Grupo A do Sul-Americano, UPCN e Bolívar, ambos da Argentina, garantiram a classificação à semifinal na noite desta quinta-feira. O primeiro venceu o Linhares-CHI por 3 sets a 0, e o segundo bateu o Peerless-PER pelo mesmo placar. Com duas vitórias cada, estão garantidos na próxima fase.

A terceira e última rodada da primeira fase acontece nesta sexta-feira, 19. Pelo Grupo A, Linhares e Peerless fazem o confronto de despedida. Depois, às 16h, UPCN e Bolívar brigam pela liderança da chave. Pelo Grupo B, Taubaté e Bohemios-URU decidem quem avança à semifinal às 18h. Às 20h, é o Cruzeiro que entra em quadra para enfrentar o San Martín-BOL. As partidas acontecem no ginásio do Abaeté, em Taubaté, que sedia o Sul-Americano de Vôlei.

O jogo

Como era de se esperar, o equilíbrio entre Taubaté e Cruzeiro surgiu desde os primeiros minutos de jogo. Trocando pontos, as equipes não se distanciavam do placar. Com dois pontos saques forçados de Lucarelli, os donos da casa fizeram dois pontos e abriram pequena vantagem no marcador. Essa diferença foi mantida até metade da parcial, quando o Cruzeiro teve uma sequência de pontos e empatou o jogo em 15 a 15. Nesse momento, o técnico Cézar Douglas pediu tempo técnico. A parada surtiu efeito. Taubaté abriu três pontos de vantagem e se manteve à frente até o fim do primeiro período: 25 a 20.

O segundo set começou da mesma forma como o primeiro. Times bem no ataque e pontuando nas oportunidades que tinham. Assim, o placar seguiu parelho. Ora empatado, ora com apenas um ponto de diferença. E da mesma forma como na parcial anterior, na casa dos 15 pontos um time deslanchou. Mas, desta vez, foi o Cruzeiro quem aumentou a diferença. Conseguiu se sobressair na partida e empatou o jogo: 20 a 25, em 27 minutos de set.

O Cruzeiro manteve o ritmo forte do período anterior e começou a terceira parcial melhor. Com bons ataques, abriu vantagem logo nos primeiros minutos. Taubaté, por outro lado, não conseguia segurar os avanços dos visitantes e não aproveitava as chances de pontuar. Com o passar do tempo, os anfitriões melhoraram e fizeram a diferença cair para um ponto. O ginásio do Abaeté, com isso, esquentou ainda mais. Mas os mineiros não sentiram a pressão. Logo em seguida, voltaram a distanciar no placar. Enquanto os taubateanos cometiam alguns erros, o Cruzeiro fazia bons bloqueios e era eficiente no ataque. Desta forma, a equipe de Belo Horizonte virou o jogo ao vencer o set por 25 a 19 em 31 minutos.

Taubaté iniciou o quarto set melhor. Os erros que cometeu no terceiro set foram corrigidos e o time abriu diferença no marcador. Cruzeiro, por outro lado, tinha dificuldades para segurar o ritmo dos anfitriões. Mas, com o passar do tempo, a equipe foi encostando no placar. E, na casa dos 20 pontos, conseguiu a virada (22 a 20). Taubaté chegou a empatar o jogo, mas logo os cruzeirenses assumiram a dianteira e fecharam a parcial por 25 a 23, em 34 minutos.

Comentários