Esportes

Cruzeiro tem um time de volta em 2016; veja quem deve ficar na Toca

Técnico Mano Menezes terá o retorno de dois zagueiros, dois laterais, três volantes, dois meias e dois atacantes. Clube tem que definir futuro de cinco do atual grupo

Élber, com boas atuações pelo Sport, está nos planos da diretoria para 2016 (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Élber, com boas atuações pelo Sport, está nos planos da diretoria para 2016 (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Um time. O Cruzeiro terá de volta, ao final da temporada, de nada mais, nada menos do que 11 jogadores que estão emprestados para outras equipes. Isso porque está sendo levado em consideração apenas os jogadores que retornam de outros clubes e que ainda têm contrato em vigor com a Raposa. São dois zagueiros, dois laterais, três volantes, dois meias e dois atacantes. Além disso, o clube tem contrato até o fim do ano com mais três que estão emprestados, mas não devem retornar.

Os que têm contrato mais longo com a Raposa são: os zagueiros Rafael Donato e Thiago Carvalho; os laterais Breno Lopes e Diego Renan; os volantes Lynneeker, Rodrigo Souza e Souza; os meias Élber e Pedro Ken; além dos atacantes Ananias e Neílton. Três têm contrato se encerrando no final deste ano: Dagoberto, que participou das campanhas dos títulos brasileiros de 2013 e 2014, o lateral-esquerdo Gilson e o volante chileno Felipe Seymour, este último contrato para 2015. Nenhum dos três está está nos planos da diretoria celeste.

O atacante colombiano Riascos, que está cedido ao Vasco, tem contrato de empréstimo com o time carioca até maio de 2016. Portanto, só voltará no fim do primeiro semestre. Dos 11 jogadores que retornam ao Cruzeiro no começo da próxima temporada, apenas o meia Élber, inicialmente, está nos planos da diretoria e deve ser reintegrado ao elenco do técnico Mano Menezes para a próxima temporada. Entretanto, podem haver modificações no balanço que a Raposa fará no fim do ano.

Revelado nas categorias de base do clube, Élber teve boas atuações no Sport em 2015. Todos os demais atletas devem ser novamente emprestados para outros clubes. Cedido ao Botafogo, o atacante Neílton está nos planos do time carioca. No entanto, o destino de Neílton pode ser o futebol europeu, já que ele tem sondagens de clubes de Portugal, Espanha e Inglaterra.
 
Fim de contrato
 
Não é apenas o futuro de jogadores que retornam de empréstimos que deverá ser resolvido pela diretoria, mas também a situação de atletas que estão no grupo atual. Ceará tem duas propostas do futebol chinês, mas tem intenção de continuar na Toca. O volante Charles tem sondagens de outros clubes, mas também pretende permanecer. Júlio Baptista renovou em julho até o fim desta temporada e ainda não foi procurado pela diretoria. Marcos Vinícius tem um acordo verbal de três anos com o Cruzeiro. Porém, o contrato ainda não foi assinado. Por fim, Leandro Damião tem o objetivo de se transferir para o futebol europeu, mas também espera um contato da diretoria da Raposa.

Comentários