Esportes

Galo \\\"escolhe\\\" piores anos para disputar o título nos pontos corridos

Em 2012, foi o Fluminense. Este ano, é o Corinthians. Atlético-MG não encontra caminho fácil quando faz boa campanha e se coloca na disputa do Brasileiro

Corinthians é o principal concorrente do Atlético-MG ao título do Brasileiro 2015 (Foto: Marcos Ribolli)
Corinthians é o principal concorrente do Atlético-MG ao título do Brasileiro 2015 (Foto: Marcos Ribolli)

O Atlético-MG parece ter escolhido os piores anos para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Desde 2003, quando foi adotado o sistema de disputa, nas duas melhores campanhas do time alvinegro (2012 e 2015), o obstáculo para a conquista sempre se mostra gigante, dos maiores já vistos na competição. Isso porque o time enfrentou as duas melhores campanhas dos pontos corridos até os 31 primeiros jogos da competição.

Em 2012, quando lutou contra o Fluminense, a situação era pior do que na atual temporada. Na 31ª rodada daquela edição, o Atlético-MG estava a nove pontos do time carioca - 69 contra 60. Nesta edição, o Galo está com 59 pontos, a oito do líder Corinthians. A vantagem aumentou na última rodada, quando o Atlético-MG foi goleado pelo Sport por 4 a 1 e o Corinthians goleou, pelo mesmo placar, o Atlético-PR.

Portanto, o Fluminense é o time de melhor campanha até a 31ª edição das competições de pontos corridos. Apesar de a diferença para o líder ser menor este ano, o Corinthians contabiliza o segundo maior rendimento da história da competição até a 31ª rodada: 67 pontos.

O rival do Atlético-MG, o Cruzeiro, é dono da terceira e quarta melhores campanhas após 31 partidas. Em 2013, o time conquistou 65 pontos contra 53 do Botafogo, vice-líder. Já em 2014, tinha 61 pontos, seguido pelo São Paulo, com 56 pontos. Nos dois anos, a Raposa foi campeã da competição.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Atlético-MG tem 4% de chance de ser campeão brasileiro. O Corinthians tem 95%, enquanto o Grêmio, atual terceiro colocado do Campeonato, tem apenas um 1% de chance de levar o caneco.

O Atlético-MG tenta diminuir a vantagem na partida contra a Ponte Preta, no domingo, às 19h30 (de Brasília), no Independência. Na mesma rodada, o Corinthians enfrenta o Flamengo, em São Paulo. Na rodada seguinte haverá o confronto direto entre os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Comentários