Esportes

Pratto brilha, Galo vence Santa Fé na Colômbia e respira na Libertadores

Em seu primeiro jogo pelo Atlético-MG na competição, atacante argentino faz gol da vitória de 1 a 0 em Bogotá, e time reage após duas derrotas nas rodadas iniciais

Pratto comemora após marcar, de cabeça, o gol da vitória atleticana sobre o Santa Fé em Bogotá (Foto: AP)
Pratto comemora após marcar, de cabeça, o gol da vitória atleticana sobre o Santa Fé em Bogotá (Foto: AP)

Vivo. É assim que o Atlético-MG volta da Colômbia. O Galo venceu o Santa Fé por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, e manteve as chances de avançar para as oitavas de final da Taça Libertadores. O gol da vitória foi marcado pelo atacante argentino Lucas Pratto, aos 13 minutos do segundo tempo. Foi a estreia do jogador nesta edição da competição - lesionado, ficou fora das duas primeiras rodadas. pela Libertadores, o Santa Fé não perdia em casa para um time estrangeiro havia 35 anos e jamais tinha sido derrotado em seus domínios por uma equipe brasileira.

O time alvinegro somou seus primeiros três pontos no Grupo 1, dividindo a terceira colocação com o Atlas, do México. Isso porque as duas equipes têm campanhas idênticas e estão empatadas em todos os critérios: pontos (3), saldo de gols (-2), gols marcados (1) e gols marcados como visitante (1). A liderança da chave agora é do Colo Colo, do Chile, com 6 pontos, assim como o Santa Fé. A equipe chilena leva a melhor no critério de gols marcados - cinco contra quatro.

O Atlético-MG volta a jogar no domingo, quando vai enfrentar o Tombense, às 16h (de Brasília), no Ipatingão, em Ipatinga-MG, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Pela Libertadores, o Galo tem compromisso apenas no dia 9 de abril, quando receberá o Santa Fé, no Independência.

O jogo

Nos primeiros 25 minutos, o que se viu foi muito equilíbrio no El Campín. Se todo mundo esperava um Santa Fé pressionando desde o início, a estratégia adotada pelo Atlético-MG acabou impedindo o adversário de empurrar o Galo para o campo de defesa. A marcação do time mineiro foi adiantada, nada de recuar e esperar a equipe colombiana. Tanto que a melhor oportunidade do Santa Fé foi através de um chute de fora da área de Roa, aos 14 minutos, que Victor defendeu sem problema algum.

O Atlético-MG trabalhava bem a bola, saía para o ataque e explorava as jogadas pelas laterais, mas pecava no famoso "último passe", aquele que antecede a finalização a gol: Marcos Rocha abusava do excesso de força nos cruzamentos, e Douglas Santos, da falta de capricho.

Aos 31, o Galo teve uma boa chance, quando Douglas Santos pegou de primeira um cruzamento, e a bola passou perto do gol de Zapata. Sem espaços para tocar a bola no ataque, os donos da casa investiam nos chutes de longe, como com Morelo, aos 34, que mandou rasteiro, fácil para Victor. No fim da primeira etapa, foi o Atlético-MG quem chegou a pressionar o Santa Fé, mas sem uma chance clara de gol.

Gol e vitória

A segunda etapa começou com os dois times buscando o gol. Primeiro, foi o Galo, que chegou na área adversária com Luan, aos três minutos. O atacante recebeu pela direita, mas cruzou forte demais. A resposta colombiana foi imediata. No minuto seguinte, Morelo tabelou com Quiñones e ficou na cara de Victor, mas acabou travado por Marcos Rocha.

O Santa Fé passou a dominar mais as ações e a chegar mais vezes ao ataque. Aos 11, Morelo ficou no mano a mano com Edcarlos, e novamente Marcos Rocha apareceu para aliviar. Apesar disso, foi o Galo que chegou ao gol, aos 13, em um lance de bola parada. Cárdenas cobrou escanteio da esquerda, e Lucas Pratto apareceu no meio dos zagueiros para cabecear para o gol de Zapata.

Após o gol, o time mineiro recuou um pouco, e o Santa Fé cresceu. Na melhor chance, aos 22, Páez cabeceou na frente de Victor, que fez grande defesa, para escanteio. Aos 41, Árias arriscou um chute da entrada da área e acertou o travessão de Victor.

Comentários