Cidades

Programa OdontoSesc é inaugurado em Santa Bárbara

Parceria entre a Prefeitura Municipal e Sesc oferece aos santa-barbarenses ampliação dos procedimentos clínicos odontológicos

Já funciona em Santa Bárbara a carreta OdontoSesc, que vai levar assistência odontológica gratuita e a educação em saúde bucal às comunidades de baixa renda, com qualidade, segurança e conforto aos santa-barbarenses. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã da última sexta-feira, 27 de junho, em frente ao Patronato, local onde está instalada a carreta.

Em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc), o OdontoSesc tem  foco em ações de prevenção, reduzindo a instalação de doenças dessa natureza nas populações assistidas. Representando o Sesc Minas na cerimônia estavam a gerente de Programas de Saúde, Simone Magalhães da Mata; o analista de Projetos de Saúde, João Paulo Fonseca Martins e a odontóloga e coordenadora do programa OdontoSesc, Fernanda Lima.

Prefeito Leris Braga; a coordenadora do programa OdontoSesc, Fernanda Lima; a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Gonçalves, e o analista de Projetos de Saúde, João Paulo Fonseca Martins no interior da carreta OdontoSesc (Foto: Thamires Lopes/Acom PMSB)
Prefeito Leris Braga; a coordenadora do programa OdontoSesc, Fernanda Lima; a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Gonçalves, e o analista de Projetos de Saúde, João Paulo Fonseca Martins no interior da carreta OdontoSesc (Foto: Thamires Lopes/Acom PMSB)

 

Asecretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Gonçalves, falou do desafio de gerir a saúde pública em situações onde há centralização das ações de atendimento em clínica médica e o esquecimento da saúde bucal. “É necessário que façamos uma corrente forte para que a saúde bucal tenha vez, onde os dentistas sejam mais valorizados e tenhamos uma educação popular intermitente para ações de prevenção em saúde bucal”, disse Maria do Carmo Gonçalves. 

O prefeito Leris Braga agradeceu a todos os envolvidos na parceria que trouxe o OdontoSesc para o município. Leris lembrou que além de ampliar a prestação de serviço de assistência odontológica, o programa veio para reafirmar o valor do trabalho já realizado por toda a equipe de Saúde. Durante o período em que estiver em Santa Bárbara, o OdontoSesc estima realizar 1.800 procedimentos, atendendo em média 180 pacientes. O número corresponde a um mês de atendimento em um Posto de Saúde da Família (PSF).

Enquanto estiver em Santa Bárbara, o OdontoSesc vai oferecer gratuitamente procedimentos clínicos como: restaurações, tratamento de canal, extrações dentárias, remoção de tártaro, limpeza e escovação supervisionada, confecção e fixação de coroas e pontes provisórias, radiografias para pacientes em tratamento e identificação e encaminhamento de casos de patologias bucais e alterações bucais e sistêmicas para atendimento especializado.

A Corporação Musical Santo Antônio, asequipesdo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)e de Saúde da Família (PSF)também participaram da solenidade.  A carreta OdontoSesc fica em Santa Bárbara até o dia 29 de agosto.

Comentários