Brasil

O Prefeito Perfeito

O que é um prefeito perfeito? Um prefeito para ser perfeito é preciso ter coragem para tomar decisões que possam contrariar, às vezes, cumpadres e amigos que não são perfeitos. Optar por atender a maioria ao invés da minoria.

Não há prefeito perfeito com um secretariado imperfeito, então não se pode também querer ser um prefeito perfeito apenas responsabilizando os secretários pela imperfeição do governo.

As vezes o prefeito expõe o governo em uma reunião, chama seus secretários de incompetentes e até os acusa de roubo, mas esquece que todos que compõe o governo são seus indicados, e por isso são chamados de cargos de confiança. Então, não pode um prefeito perfeito confiar em quem rouba. Este prefeito pode ate querer ser perfeito, mas não tem coragem para tomar decisões.

Então onde esta a perfeição deste prefeito? Se é ele o responsável pelo governo, o encarregado do povo para administrar o que é do povo, pode sair transferindo culpa? Pode ter um prefeito honesto comandando os desonestos?

Há um sábio provérbio que diz: “Diga-me com quem andas e lhe direis quem és”. Então o honesto anda com os honestos, o desonesto com os desonestos e o sábio fala com os sábios. Quem é sábio ouve e entende, mas falar para os tolos é jogar palavras ao vento. Se em uma banca de batata há uma podre, para preservar o resto é preciso retirá-la do meio. Em um corpo se há uma célula doente é preciso tratá-la ou às vezes retirá-la para não contaminar outras.

Não há como responsabilizar um imóvel usado em um sequestro e condená-lo a demolição. Não há como responsabilizar o comandado e absolver o comandante. Então o prefeito para ser perfeito é preciso tomar decisões e se responsabilizar pelos feitos do governo e não transferir culpas. Como já disse, é preciso ter coragem para cortar na própria carne, assim agem os responsáveis. Quando descobre que a marmita está azeda joga-se fora, não tira de uma mesa e coloca em outra.
 

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários