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Correios passam a receber contestação de descontos indevidos por aposentados do INSS a partir desta sexta-feira (30)

Parceria amplia acesso ao atendimento presencial e reforça combate a fraudes contra beneficiários da Previdência

Marcelo Camargo / ABR - 

Brasília - A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios. A medida, anunciada pelo governo federal, tem como objetivo ampliar o acesso dos beneficiários aos serviços do INSS, especialmente em regiões sem unidades próprias do instituto.

A nova parceria entre o INSS e os Correios visa fortalecer o combate a fraudes que vêm prejudicando milhares de segurados, principalmente idosos. Com mais de 5 mil agências próprias distribuídas por todos os estados, os Correios oferecem uma rede de atendimento presencial ampla, segura e gratuita, representando um reforço essencial à proteção dos direitos dos aposentados.

“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como braço do governo federal a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, também celebrou a ampliação do serviço. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, destacou.

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a iniciativa faz parte de um esforço concentrado do governo federal para garantir que nenhum segurado fique no prejuízo:

“Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queiram receber o auxílio presencial”, afirmou.

Atendimento seguro e universal

O atendimento será feito exclusivamente por profissionais capacitados, dentro de agências próprias dos Correios habilitadas para esse serviço. A operação segue rigorosos protocolos de segurança, com total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade e rastreabilidade das informações dos beneficiários.

Para atender moradores de localidades ainda não cobertas pelas agências participantes, o governo planeja ações itinerantes e mutirões presenciais, com o objetivo de garantir que o serviço chegue a todos os brasileiros.

A lista completa das agências habilitadas está disponível no site oficial dos Correios: www.correios.com.br

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