Brasil

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, morre aos 86 anos

Velório é nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade

newton cardoso
Reprodução 

Belo Horizonte - Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, faleceu na madrugada deste domingo (2), em Belo Horizonte, aos 86 anos. Ele estava internado em um hospital da cidade, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

A triste notícia foi compartilhada por seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), em uma publicação nas redes sociais.

"Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunicado o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 2 de fevereiro, aos 86 anos", escreveu o deputado.

Natural de Brumado, na Bahia, Newton Cardoso, também conhecido como "Newtão", foi governador de Minas Gerais entre 1987 e 1991. Além disso, exerceu três mandatos como prefeito de Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte, e também foi deputado federal por três mandatos.

Ele foi um dos fundadores do MDB em 1966, partido ao qual permaneceu ligado ao longo de sua carreira política.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu pesar pela morte de Newton Cardoso, em uma nota: "Recebi com pesar a notícia da morte de Newton Cardoso, aos 86 anos. O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos."

O corpo será velado no Palácio da Liberdade, na Capital, nesta segunda-feira (3), das 10 às 17 horas, horário aberto ao público.

Comentários