Fundação Helena Antipoff recebe o Prêmio Special Tribute, maior honraria da Europa
Reconhecimento pela excelência em educação especial inclusiva destaca o trabalho da instituição
Belo Horizonte - A Fundação Helena Antipoff (FHA), vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), foi homenageada com o Prêmio Special Tribute Investimentos em Educação, uma das mais prestigiadas honrarias da Europa. A distinção celebra iniciativas que promovem princípios éticos e impactos positivos na sociedade.
A entrega do prêmio ocorreu durante o 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem - Brain Connection, realizado em Recife, de 30/10 de outubro a 1/11, sob a coordenação da doutora Ângela Mathylde, representante de instituições internacionais no Brasil.
A diretora da Escola Sandoval Soares de Azevedo, Lorenna Cardoso, recebeu o prêmio em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na escola e na FHA. Ela também representou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, durante a cerimônia.
Os coordenadores da Educação Especial, Elielton Augusto e Dayana Colen, também marcaram presença no evento.
Além do Prêmio Special Tribute, a Escola Sandoval e a FHA foram agraciadas com o Prêmio Doutor Fernando Capovilla, reiterando o valor do trabalho realizado na Educação Especial inclusiva e nos diversos projetos da Fundação.
“Receber esse reconhecimento no 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem foi uma experiência gratificante. Isso demonstra que nossos esforços têm gerado resultados positivos e reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade e inclusiva”, afirmou Lorenna Cardoso.
Sobre o evento
O congresso reúne especialistas em neurociência, psicologia cognitiva, inteligência artificial e áreas relacionadas para compartilhar pesquisa de ponta, avanços científicos e inovações tecnológicas que impactam o estudo do cérebro humano.
Durante o evento, a Escola Sandoval apresentou a palestra "O atendimento dos estudantes da Educação Especial Inclusiva na Perspectiva de Helena Antipoff", destacando o modelo inclusivo aplicado na instituição, que atende 95 estudantes com necessidades educacionais específicas.
A equipe da FHA também abordou a evolução do atendimento educacional, comparando práticas passadas com o modelo atual.
“Em um colóquio na Sandoval, conhecemos a doutora Ângela Mathylde, que nos convidou para o congresso. Apresentamos a vida e obra de Helena Antipoff e nossas boas práticas, recebendo o Prêmio Special Tribute, o que nos deixou profundamente honrados em representar Minas Gerais”, celebrou a coordenadora de Educação Especial da Escola Sandoval, Dayana Colen.
Prêmio Special Tribute
O Prêmio Special Tribute para a Humanidade é uma das mais importantes distinções europeias, reconhecendo indivíduos que promovem mudanças positivas por meio de princípios éticos e respeito. Associado ao projeto Cap Sur L’Ecole Inclusive, esse prêmio promove a inclusão e acessibilidade na educação.
Abrangendo sete países, incluindo França, Itália e Brasil, a premiação destaca o papel fundamental de laureados brasileiros, que atuam na disseminação de práticas inclusivas essenciais ao desenvolvimento educacional.
Comentários