Cultura e Entretenimento

Zé Geraldo, Roberta Campos e orquestras Ouro Preto, Fractal e Rockin\' Strings marcam XVIII Festa do Vinho de Catas Altas

Zé Geraldo fechou a primeira noite de festa e apresentou clássicos da música popular brasileira, além de rock e da música caipira. (Divulgação)
Zé Geraldo fechou a primeira noite de festa e apresentou clássicos da música popular brasileira, além de rock e da música caipira. (Divulgação)

 

Com maior destaque dado ao vinho de jabuticaba catas-altense, a XVIII Edição da Festa do Vinho foi um sucesso. Realizado de 18 a 20 de maio, o evento, um dos mais tradicionais da região, trouxe cinco shows de peso que contagiaram o público presente.

Na sexta, se apresentaram Orquestra Ouro Preto e Zé Geraldo. Pela primeira vez em Catas Altas, a Orquestra Ouro Preto promoveu o diálogo entre os universos da música erudita e popular, fazendo uma viagem sonora pela biografia musical dos Beatles unindo no mesmo palco, uma banda de rock a uma orquestra de cordas. Canções como Day tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude fizeram parte do repertório.

Zé Geraldo fechou a primeira apresentou clássicos da música popular brasileira, além de rock e da música caipira. Hits, como Cidadão, Senhorita, Dando Milho Aos Pombos, Quatro Cantos da Saudade, foram acompanhadas pelo público.

A abertura ainda contou com a troca da faixa das princesas do vinho. Karen Alves Santos Quintão ficou em 1º lugar. Tamires La Belle, em segundo; e Paula Leonara, em terceiro.

No sábado, a festa começou à tarde com shows de Daniel Dejero, Patricia Rosa e Lili Band. Encerrando a noite, Roberta Campos trouxe para a Praça Monsenhor Mendes o show "Todo Caminho é Sorte" com as músicas “Minha Felicidade”(tema da novela da Rede Globo Sol Nascente), “Abrigo”, De Janeiro a Janeiro”, entre outras.

Além dos shows, ainda foi realizado o Concurso do Melhor Vinho de Jabuticaba de Catas Altas, momento em que os avaliadores escolheram a melhor bebida.

No domingo, a programação da Festa do Vinho começou de manhã com roda de capoeira. À tarde, foram promovidos shows com Glaucio Barbosa e banda e Khadhu Capanema.

As orquestras Fractal Orchestra e Rockin’ Strings fecharam a programação artística da Festa. Pela primeira vez em Catas Altas, a Fractal trouxe o Concerto “Música de Grandes Brasileiros”. Composta por 12 músicos, a orquestra apresentou canções de grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Clube da Esquina, Guilherme Arantes, Titãs, Legião Urbana, Paralamas, Secos e Molhados, Mutantes, Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Beto Guedes, Nando Reis e outros.

Já a Rockin’ Strings se apresentou pela segunda vez na Festa com o Concerto “Clássicos do Rock”. Com pegada de banda de rock, o quinteto mineiro é conhecido por misturar a música clássica com popular e rock n’roll, através da combinação de instrumentos como violino, viola, cello e bateria.

No repertório, músicas de artistas consagrados como The Beatles, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen e Nirvana.

Para finalizar a 18ª edição da Festa, foram premiados os produtores dos melhores vinhos de Jabuticaba de Catas Altas. O vinho de Geraldo Oliveira ficou em 1º lugar; de Luzia Batista, em segundo. E de Neli de Souza, em terceiro.

Realização - A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart), e apoio cultural da Transamérica e Vale.

A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho foi uma alternativa de subsistência.

Comentários