
Brasília - Mais de 60 grandes empresas multinacionais anunciaram, nesta segunda-feira (10), apoio a um projeto que busca fortalecer a União Europeia como um dos principais polos globais no desenvolvimento e uso da inteligência artificial (IA), ao lado de Estados Unidos e China.
A iniciativa, denominada EU AI Champions Initiative, prevê um investimento de 150 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos. O aporte será realizado por um grupo de 20 grandes investidores internacionais, com o objetivo de criar um ambiente regulatório transparente e competitivo, além de fomentar oportunidades de inovação e desenvolvimento no setor de IA.
O anúncio foi feito durante o AI Action Summit, evento internacional sobre inteligência artificial que acontece em Paris. Em comunicado, os representantes das empresas signatárias destacaram a importância de um marco regulatório simplificado, que facilite a inovação local e torne o mercado europeu mais competitivo. "Mais de 20 grandes grupos de investidores estão preparados para alocar 150 bilhões de euros em novos capitais e fundos já angariados para impulsionar a IA na Europa", afirma o documento.
A proposta tem o apoio de grandes empresas e instituições, incluindo Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L’Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP e Siemens. A iniciativa é liderada pela General Catalyst, tradicional firma americana de venture capital especializada em investimentos de alto risco.
Os signatários enfatizam que esta é a primeira vez que líderes europeus de diferentes setores e países se unem para acelerar o avanço do continente em IA. "O objetivo é mobilizar talentos e capital, impulsionando o desenvolvimento econômico e a prosperidade social na Europa", destaca o documento.
Comentários