Mineiro Fábio Klier conquista ouro no tiro com arco nos JUBs e mira Olimpíadas
Aos 21 anos, estudante da PUC Minas venceu na estreia da modalidade nos Jogos Universitários Brasileiros e sonha com vaga olímpica

Belo Horizonte – Medalhista de ouro no tiro com arco nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Natal (RN), o mineiro Fábio Klier, de 21 anos, vem escrevendo uma trajetória inspiradora no esporte. Aluno do sétimo período de Engenharia da Computação na PUC Minas, ele celebra o título na estreia da modalidade nos jogos, na categoria arco recurvo masculino.
A história de Fábio com o tiro com arco começou de forma pouco comum. Em vez de seguir os passos dos pais, foi ele quem os levou para o esporte. O pai foi o primeiro companheiro de treinos, e a mãe — professora de educação física — acabou se tornando técnica. Hoje, ambos são os principais incentivadores do atleta, que competiu com a torcida à distância, direto de Belo Horizonte.
“Na faculdade é até um pouco mais fácil, porque você consegue mudar os horários do seu semestre, para encaixar na sua rotina de treino. Nos primeiros períodos era sempre de manhã, mas a partir do quinto passei para o noturno, justamente para adequar mais ainda à rotina”, conta Klier.
A dedicação já trouxe resultados expressivos. Em 2023, Fábio conquistou o ouro individual em Buenos Aires, na primeira viagem internacional com os pais. No ano seguinte, representou o Brasil em uma competição sul-americana em Guayaquil (Equador), onde faturou o bronze individual e o ouro na dupla mista.
O foco agora é claro: disputar os Jogos Olímpicos.
“Não tem evento igual. Todo atleta de alto rendimento faz ciclos pensando na Olimpíada, para estar o mais preparado possível”, afirma o arqueiro, que tem como ídolo o campeão brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida, seu concorrente direto na categoria.
“Agora eu estou na categoria adulta, faço competições com ele e contra ele. Ele é diferenciado, consegue resultados exorbitantes”, conclui o estudante, que pretende seguir competindo nos próximos JUBs, tanto individualmente quanto em dupla.
A edição de Natal foi a primeira dos Jogos Universitários a incluir o tiro com arco, com disputas individuais e em duplas, nas categorias arco recurvo e arco composto, masculino e feminino.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários