Brasil

Maioria dos repatriados dos EUA segue para Minas Gerais

Outro voo com 104 brasileiros chega a Fortaleza

brasileiros repatriados
Divulgação / FAB - 

Belo Horizonte - A maioria dos brasileiros deportados dos Estados Unidos tem sido levada para Minas Gerais, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) neste sábado (29).

Na sexta-feira (28), 104 brasileiros desembarcaram em Fortaleza, e 76 seguiram para Belo Horizonte em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Os demais ficaram no Ceará, onde 14 solicitaram abrigo por até dois dias. Outros foram encaminhados à rodoviária para seguir viagem.

Prisões no desembarque

Quatro passageiros foram presos por pendências judiciais no Brasil. Após perícia médica na Polícia Federal, foram encaminhados ao sistema penitenciário do Ceará, onde aguardarão decisão judicial sobre onde cumprirão pena.

Este foi o quinto voo de deportados dos EUA desde o início do segundo mandato de Donald Trump. A bordo, havia 79 homens e 25 mulheres, com 86,5% entre 19 e 50 anos. Sete eram crianças e adolescentes.

Esquema de acolhimento

Após denúncias de maus-tratos no primeiro voo de repatriação, que chegou a Manaus, o governo brasileiro organizou um plano de acolhimento para garantir tratamento digno aos deportados.

Assim que o avião pousa, os brasileiros têm algemas e correntes removidas e recebem atendimento adequado. O plano envolve diversos órgãos federais, como os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Relações Exteriores, Defesa e Polícia Federal.

Nos aeroportos, foram instalados pontos de acolhimento, com apoio da Defensoria Pública da União e das concessionárias Fraport Brasil e BH Airport. Em Fortaleza, o Ministério da Saúde verifica a situação vacinal dos repatriados. Em Belo Horizonte, há suporte médico da Secretaria Municipal de Saúde.

Quem não tem onde ficar pode se acomodar temporariamente em um abrigo com alimentação e estrutura básica.

Transporte gratuito até a cidade de origem

Graças a uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os repatriados recebem passagem gratuita de ônibus para suas cidades de origem, saindo das rodoviárias de Fortaleza e Belo Horizonte.

 

Comentários