Coluna

ALPINO, O NOSSO BOTERO

Rio de Janeiro - As três pessoas da Santíssima Trindade do Humor no Espírito Santo, são: Milson, Amarildo e Alpino.

Janc e Mariano são "hors concours".

Já escrevi, neste espaço, sobre os cartunistas Milson e Mariano - ícones da cultura capixaba -, hoje escrevo sobre o Alpino, o mais jovem da tríade.

Alberto Correia de Alpino Filho, o Alpino, nasceu no Baixo Guandu, cidade pesqueira às margens do Rio Doce, no interior do Estado do Espírito Santo, em 4 de junho de 1970. É cartunista, quadrinista, ilustrador e criador das famosas tiras “Luzia” (2001) e “Samanta” (2004). Publicou trabalhos nos jornais “A Gazeta” (ES), “Folha de S.Paulo” (SP), “O Sul” (RS), “A Crítica” (AM), “Jornal do Brasil” (RJ) e “Agora” (SP). Foi também chargista do portal de comunicação “Yahoo!Brasil” e cartunista da revista “Playboy”.

A carreira profissional de Alpino começou em novembro de 2001, no “Caderno Dois” do jornal “A Gazeta”, com a tira “Luzia”.

“Meu primeiro contato com os cartuns foi através da revista “Seleções do Readers Digest”. Na minha infância sempre tinha algum exemplar em algum canto da casa. O traço rápido e o texto impactante de apenas uma frase dos cartunistas americanos e europeus, me fisgaram imediatamente”, diz o cartunista.

ALPINO
DIVULGAÇÃO - 

Os personagens rechonchudos de seus cartuns lembram as figuras arredondadas e as mulheres voluptuosas do pintor colombiano Fernando Botero. No entanto, a principal influência de Alpino vem do cartunista Bill Watterson, o criador da tira do menino Calvin e seu ursinho Hobbes.

Suas tiras marcadas por bom humor, ironia e crítica política e social, depois de “bater na trave” em 2011 e 2012, receberam, em 2013, o Troféu HQ Mix de Desenhista de Humor Gráfico.

Sexto, dos oito filhos de Alberto Correia de Alpino, um guarda-chaves da Companhia Vale do Rio Doce, em Aimorés (MG) e da dona de casa Maria Neves de Alpino. Em 1983, após a aposentadoria de seu pai, a família mudou-se para a cidade de João Neiva (ES). Já com 33 anos, Alpino mudou-se para Serra (ES) e pouco depois para o Jardim Camburi, na capital, Vitória, onde vive até hoje.

Alpino começou profissionalmente como ilustrador em 1997, aos 27 anos, ilustrando cartilhas institucionais para a agência publicitária M&M, em Vitória (ES). Ali, toma contato com o mundo dos quadrinhos capixabas, se tornando amigo de outros cartunistas como Zota, Gió, J. Carlos e Zael.

Em 2001, cria a personagem Luzia, inspirado em sua esposa, Luzia Caliman. Faz vinte tiras e passa a oferecê-las ao maior jornal do Espírito Santo, o diário “A Gazeta”. No dia 21 de novembro de 2001, a tira estreou no “Caderno Dois” do jornal capixaba.

Com o sucesso alcançado por Luzia, Alpino passa a testar novos personagens no espaço que conquistou em “A Gazeta”. São desse período as tiras “Samanta”, “A Doce Vida” e “Super Dog”.

O sucesso veio com “Samanta”, personagem batizada inicialmente como Sam e, em seguida - por sugestão de um jornal - Samanta, nome de sua única filha. A tira teve boa aceitação e, através da Intercontinental Press - representante dos sindicatos norte-americanos -, passa a ser publicada em 11 jornais pelo país. Em maio de 2007, sem deixar as tiras, inicia a produção de charges diárias para o site de notícias “O Folha Vitória”.

Dois anos mais tarde, mesmo com o sucesso de “Samanta”, Alpino decide retomar os cartuns de “A Doce Vida”, seguindo a escola dos cartunistas norte-americanos da revista The New Yorker. Com a boa aceitação dos cartuns, Alpino é convidado a ser o primeiro chargista do Yahoo! Brasil, estreando no dia 1º de Abril de 2010.

Incentivado pela esposa, Luzia, e, mesmo reticente, Alpino participa do 4º Concurso de Ilustração da Folha de S.Paulo. Alpino hesitou até o último dia para se inscrever pois acreditava que seu traço não tinha relação com o dos cartunistas consagrados da Folha, como Angeli, Laerte e, principalmente, Glauco a quem viria substituir, após a morte trágica do cartunista.

A ansiedade acabou no dia 21 de maio, quando a “Folha de São Paulo” publicou a matéria com o resultado do concurso e o primeiro lugar alcançado pelo cartunista capixaba.

Depois de 'bater na trave' em 2011 e 2012, em 2013 teve seu trabalho reconhecido e premiado com o Troféu HQMix de Desenhista de Humor Gráfico.

Hoje, Alpino se dedica a dois perfis de cartuns - @marlenesexy e @cartuns.alpino - e produz conteúdo para editoras.

Ediel Ribeiro (RJ)

726 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários