Polícia

PRF apreende mais de 143 kg de ouro na Amazônia Legal; ação é a segunda maior da história

Operações ocorreram no Pará e em Roraima e reforçam combate ao garimpo ilegal na Região Norte

Divulgação - 

Belo Horizonte - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta semana, mais de 143 quilos de ouro maciço em duas operações na Região Norte do país. O material está avaliado em mais de R$ 80 milhões e representa a segunda maior apreensão da história das rodovias federais.

A maior parte do ouro foi localizada na BR-401, em Boa Vista (RR), na última segunda-feira (4), quando os agentes encontraram 103 quilos do metal precioso transportados em uma caminhonete. O motorista foi detido e encaminhado, junto com a carga, para a Polícia Federal (PF).

Dois dias depois, na quarta-feira (6), a PRF interceptou outra caminhonete na BR-230 (Transamazônica), em Altamira (PA), que transportava cerca de 40 quilos de ouro maciço. O veículo tinha quatro ocupantes — dois adultos, um adolescente e uma criança. Os adultos foram levados para a PF, enquanto os menores ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

As duas apreensões ocorreram em estados que integram a Amazônia Legal, região duramente afetada pela degradação ambiental provocada pelo garimpo ilegal, especialmente em terras indígenas.

Ação contra crimes ambientais 
Segundo a PRF, o aumento nas ap0reensões de ouro na Região Norte está ligado ao reforço no efetivo policial e à melhoria da estrutura para prevenção e combate a crimes ambientais. Desde 2023, o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem intensificado a atuação conjunta entre forças de segurança e órgãos ambientais para conter atividades ilegais.

Comentários