Agropecuária

Governo reprova três marcas de café por impurezas e substâncias tóxicas

Produtos estão impróprios para consumo e devem ser retirados do mercado, alerta o Ministério da Agricultura

graos de cafe
Couleur / Pixabay - 

Brasília - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento imediato de três marcas de café torrado consideradas impróprias para o consumo humano, após análises laboratoriais apontarem a presença de impurezas, micotoxinas e matérias estranhas em níveis superiores ao permitido pela legislação brasileira.

As marcas afetadas pela medida são: Melissa, Pingo Preto e Oficial. Os lotes reprovados nas análises foram Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263).

De acordo com nota divulgada pela pasta:

"Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados."

Segundo o Mapa, foram encontradas substâncias fora do padrão, como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras e torrões, além de elementos da lavoura, como cascas e pedaços de madeira. Esses materiais são considerados contaminantes e podem comprometer não apenas a qualidade, mas também a segurança alimentar do produto.

Além disso, a presença de micotoxinas – toxinas produzidas por fungos – representa um risco à saúde, já que podem causar danos ao fígado, rins e até ao sistema imunológico, especialmente com o consumo prolongado.

Empresas notificadas e consumidores devem agir

As empresas responsáveis pelas marcas reprovadas foram notificadas oficialmente e deverão interromper a comercialização dos produtos imediatamente. O ministério também determinou o recolhimento de todos os lotes comprometidos.

Os consumidores que já adquiriram algum dos cafés listados devem interromper o consumo imediatamente. Segundo orientação do Mapa, é possível solicitar a substituição do produto junto aos pontos de venda ou aos fabricantes.

Caso os produtos ainda estejam sendo vendidos, o ministério pede que a população denuncie por meio do canal oficial Fala.BR, informando o nome do estabelecimento e seu endereço.

Fiscalização constante

A ação faz parte de um programa contínuo de monitoramento da qualidade de alimentos, que inclui análises físico-químicas e microbiológicas em diversos produtos alimentícios disponíveis no mercado nacional. O objetivo é garantir que os alimentos comercializados estejam de acordo com os padrões definidos na legislação brasileira, como o Regulamento Técnico do Café Torrado (Instrução Normativa nº 16/2010).

Comentários