Brasil

INSS permite devolução de descontos ilegais: 9 milhões de segurados começam a ser notificados

Aposentados e pensionistas já podem consultar descontos não autorizados por entidades associativas e solicitar reembolso via aplicativo, site ou telefone. Governo alerta para possíveis golpes.

Joédson Alves / ABR - 

Brasília - Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber notificações sobre descontos indevidos aplicados em seus benefícios. Cerca de 9 milhões de segurados estão sendo comunicados desde a última terça-feira (13) e já podem solicitar a devolução dos valores descontados ilegalmente, segundo informou a autarquia federal.

A devolução pode ser solicitada a partir desta quarta-feira (14) por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, pelo site meu.inss.gov.br ou pela central telefônica 135. A medida faz parte de um esforço do governo federal para corrigir fraudes relacionadas a descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários.

Consulta e solicitação

Os segurados agora podem consultar a qual entidade estão vinculados e quais descontos foram aplicados utilizando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no app Meu INSS. Caso o desconto não tenha sido autorizado pelo beneficiário, ele poderá pedir o estorno diretamente nos canais oficiais.

Para acessar o serviço, é necessário fazer login com a conta Gov.br — a mesma utilizada para outros serviços públicos. O acesso também pode ser feito por meio de internet banking de bancos credenciados, o que facilita a autenticação para quem já possui conta bancária com esse serviço.

Instabilidades e medidas de apoio

Devido ao alto número de acessos, o INSS informou que o aplicativo pode apresentar instabilidades temporárias. A Dataprev, empresa estatal responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando o funcionamento da plataforma.

Para atender os segurados que enfrentam dificuldades com meios digitais, o governo está negociando com os Correios a utilização de suas 8,5 mil agências como pontos presenciais de atendimento.

Notificações e segurança

As notificações aos segurados estão sendo enviadas exclusivamente via aplicativo Meu INSS. O INSS alerta que não realiza contato por telefone, SMS ou aplicativos de mensagem. Essa medida visa combater golpes e proteger os beneficiários.

O conteúdo das notificações varia: segurados que tiveram descontos receberão uma mensagem explicativa sobre o procedimento de reembolso. Já os que não foram afetados por descontos ilegais receberão uma mensagem tranquilizadora:

“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, afirma o texto divulgado pelo INSS.

Atendimento

A central de atendimento telefônico 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais ágil, a recomendação é entrar em contato após as 16h ou aos sábados.

Para mais informações, os beneficiários devem acessar apenas os canais oficiais do INSS, como o portal gov.br/inss e as redes sociais oficiais da instituição.

 

Comentários