Educação

Inscrições para a 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam nesta segunda (12)

Evento será realizado no sábado (16) e é voltado a estudantes do ensino fundamental e médio; participantes também podem competir na Olimpíada de Foguetes

Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica / Divulgação - 

Belo Horizonte - Termina nesta segunda-feira (12) o prazo de inscrições para a 28ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição nacional será realizada no próximo sábado, dia 16 de maio, em escolas públicas e privadas de todo o país. Estudantes do ensino fundamental (a partir do 1º ano) até o ensino médio podem participar.

As inscrições devem ser feitas pelas escolas no site oficial da OBA (www.oba.org.br), onde também estão disponíveis o regulamento, materiais de apoio e os editais da competição. Segundo os organizadores, mais de 10 milhões de alunos já participaram da olimpíada desde sua criação, em 1997.

É uma olimpíada de conhecimento para crianças e jovens que precisam conhecer sobre o universo em que vivem. Entre todas as ciências obrigatórias na escola, não tem astronomia, muito menos astronáutica. São temas que despertam curiosidade entre os jovens. Ao estudá-los, eles começam a entender o universo, as estações do ano, as fases da lua, eclipses, coisas bem básicas que chamam atenção e que as pessoas deveriam saber explicar ou entender,” explicou João Canelle, coordenador da OBA.

Olimpíada de Foguetes

Além da prova escrita da OBA, os alunos também podem participar da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A competição prática desafia os estudantes a construir e lançar foguetes artesanais, buscando alcançar a maior distância possível.

Desenvolve-se trabalho em equipe, trabalho manual. Falta muito isso nas escolas do Brasil, [faltam] trabalhos práticos. Nosso ensino é muito teórico. Aqui a gente desafia o aluno a realmente colocar a mão na massa”, destaca Canelle.

A participação na OBAFOG estimula habilidades como raciocínio lógico, cooperação, criatividade e aplicação de conceitos físicos e matemáticos em experimentos reais — um dos principais diferenciais da iniciativa, que visa popularizar o ensino da ciência e fomentar o interesse pelas áreas espaciais entre os jovens brasileiros.

Segundo a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), organizadoras da OBA, a olimpíada tem se consolidado como uma das mais acessíveis e inclusivas do país, atingindo estudantes de escolas urbanas e rurais em todos os estados.

Comentários